POR: ASCOM-PCMA

Desde o último mês de julho, a Polícia Civil do Maranhão passou a disponibilizar de mais uma ferramenta que visa aproximar o trabalho de inteligência de estrita atividade policial, como porta de entrada para os sistemas de apoio à investigação criminal. Agora, a PCMA conta com o sistema ATENA 3.0, criado pelo Centro de Inteligência da Policia Civil do Maranhão(CIPC-MA) para auxiliar o trabalho de investigação policial.

O ATENA 3.0, é sistema totalmente interno da instituição, além de permitir as solicitações de abertura de casos de SITTEL e LAB-LD, permite que o policial civil tenha acesso aos links dos principais sistemas policiais e judiciais, portais de solicitações das operadoras de telefonia e das empresas de e-mails, redes sociais e de sites de ferramentas de pesquisa em fontes abertas.

“Trata-se de uma ferramenta bastante importante que visa facilitar e aperfeiçoar os trabalhos dos policiais civis. A partir dela, os delegados de Polícia Civil de todo o Estado, seja no interior ou na capital, podem abrir casos no Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) onde será dado o acompanhamento individual para cada situação específica”, disse o delegado Luciano Bastos, diretor do CIPC-MA.

Além disso, o sistema disponibiliza de um grande repertório de modelos de documentos importantes no trabalho investigativo, como ofícios, representações, manuais e jurisprudência correlatas que auxiliam no trabalho desenvolvido nas unidades de polícia judiciária do Estado do Maranhão.

O sistema ATENA 3.0 pode ser acessado por meio do link  https://gestor.policiacivil.ma.gov.br/atena2/src/public/login , sendo necessário o e-mail institucional . O Centro de Inteligência da Polícia Civil visando o uso correto do sistema pelos os usuários, criou também um Guia de Utilização (POP 33-CIPC) e um vídeo tutorial que informa o funcionamento da ferramenta.