Foto: Nilson Figueiredo
Texto: Renato Costa
O Delegado Geral Adjunto, Márcio Araújo, participou na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), da aula inaugural da 15ª turma do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, turma Cel. Célio Roberto.
O evento contou com a participação do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Célio Roberto; do delegado geral adjunto, Márcio Henrique Araújo; do Perito Geral da Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão, Miguel Alves; do Comandante Adjunto do Corpo de Bombeiros, Cel. Isaque Muniz, dentre outras autoridades, além de familiares dos alunos.
A cerimônia contou com a apresentação de um vídeo produzido por cadetes do curso, mostrando a rotina do curso de formação e apresentando a turma ingressante. O Comandante Célio Roberto também proferiu uma palestra falando da atividade e dos desafios dos bombeiros militares e da sua atuação no Maranhão.
No total, 30 cadetes ingressaram no curso, com duração de três anos e que irá capacitá-los em ações de socorro e, que vão desde o combate ao fogo, salvamento aquático, até ações de prevenção e defesa civil.
Para o comandante geral do CBMMA, Cel. Célio Roberto, o início de mais um curso, demonstra, mais uma vez, o trabalho realizado pelo Governo do Maranhão e Secretária de Segurança Pública para incremento do contingente dos bombeiros no estado.
“O início desse curso vem para mudar não só a realidade desses alunos, como também de toda corporação e também de todo o Maranhão. O esforço que o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, vem realizando para modernizar a segurança pública do nosso estado é reconhecido não só pelo Corpo de Bombeiros, como também por toda a sociedade. E esse trabalho conta sempre com o apoio incondicional do governador Flávio, que está sempre preocupado em modernizar o nosso contingente”, afirmou.
Já o delegado geral adjunto, Márcio Henrique Araújo, ressaltou a importância da renovação na corporação.
“O Curso de Formação de Oficiais é importante justamente para essa renovação da corporação. Novos líderes, comandantes e gestores serão formados daqui a um tempo e estarão aptos a exercer da melhor forma possível as suas atribuições. É sempre importante sempre termos novos conhecimentos e novas técnicas para que sempre possamos modernizar o Corpo de Bombeiros visando atender sempre da melhor forma as necessidades da sociedade maranhense”, pontuou.
Fundada em 2007, a Academia de Bombeiros Militar Jousué Montello conta com o apoio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e já formou 12 turmas, totalizando cerca de 250 oficiais que hoje atuam hoje na corporação.