A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Polícia de Arame/MA, com apoio da 23° Delegacia Regional de Buriticupu, deu cumprimento a três mandados judiciais, sendo um mandado de internação provisória de adolescente infrator (cumprido no dia 03 de março de 2023) e dois mandados de prisão preventiva, esses últimos cumpridos hoje, dia 07 de março de 2023, e expedidos em desfavor dos nacionais M.C.S. e M.A.S., vulgo “DIBALA”.
Os três investigados são apontados como coautores do crime de homicídio qualificado, cometido no dia 08 de dezembro de 2022, nas imediações da rodovia interestadual MA 006, a três quilômetros da saída da cidade de Arame/MA, zona rural de Buriticupu/MA, que teve como vítima o nacional PABLO WENDREW GOMES LOPES.
Os investigados são oriundos da cidade de Imperatriz/MA, e haviam chegado recentemente em Arame/MA, local onde estabeleceram uma célula da facção criminosa denominada Comando Vermelho, e passaram a aterrorizar a população aramense, com a prática de diversos crimes relativos a disputa de território para o tráfico de drogas.
No dia 22 de dezembro de 2022, a Polícia Civil deu cumprimento a mandado de busca e apreensão domiciliar no endereço onde os investigados estavam homiziados, a saber, na Rua Sem Saída, bairro Olaria, na cidade de Arame, ocasião em que foram apreendidos diversos objetos ilícitos, dentre os quais, armas de fogo, drogas, balança de precisão, dentre outros objetos que tinham relação com o homicídio investigado, auxiliando sobremaneira na elucidação do fato criminoso.
Os procedimentos investigativos relacionados ao homicídio foram conduzidos pela Delegacia de Polícia Civil de Arame, em razão da proximidade do fato criminoso com a unidade policial mencionada. Após diversas diligências, foi possível colher elementos suficientes para apontar a autoria delitiva do homicídio contra os investigados e representar pela internação do adolescente e prisão preventiva dos maiores de idade, concedidas judicialmente, após parecer favorável do Ministério Público.
Diante dos fatos, os três investigados encontram-se recolhidos nos estabelecimentos adequados, à disposição da justiça e respondendo por diversas acusações, dentre as quais, homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, porte irregular de arma de fogo de uso restrito, dentre outras.
A Polícia Civil apura ainda a participação de outros indivíduos no homicídio, o que poderá resultar em novas prisões até a conclusão das investigações.