ASCOM PCMA
A Polícia Civil do Maranhão realizou, na madrugada de hoje (21), a operação Pecus, em sete cidades da baixada e na capital maranhense, com a finalidade de cumprir trinta e três Mandados de Prisão e trinta e seis de Busca e Apreensão em desfavor de integrantes de facção criminosa responsáveis pelo crime de Tráfico de Drogas em municípios da baixada maranhense.
Conforme a equipe, a investigação teve início ainda no ano de 2019, sendo possível imputar ao grupo criminoso o cometimento de diversos crimes de Roubo e de pelo menos três Homicídios, em atividade típica de Organização Criminosa.
O grupo criminoso atua nos municípios de Pinheiro, São Bento, Central do Maranhão, Guimarães, Mirinzal e Turilândia, além da capital São Luís, locais onde a operação de hoje foi executada.
O nome da operação se deve ao fato de que, segundo a investigação, nas ações de traficância, os investigados simulavam comercializar gado para dar a aparência de legalidade em suas transações.
A investigação foi coordenada pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC) e a operação de hoje contou com a participação das demais superintendências _ Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico (Senarc), Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor), Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), Superintendência de Polícia Civil da Capital e do Interior (SPCC e SPCI).
Durante o cumprimento das medidas cautelares foram presas cinco pessoas em flagrante pelos crimes de Tráfico de Drogas e Posse de Arma de Fogo.
Conforme os dados da Polícia Civil, a maior parte dos investigados já responde a processos criminais, notadamente por Tráfico de Drogas.
O delegado geral, Dr. Leonardo Diniz, considerou que a operação foi muito exitosa, pois em um único dia, foram retirados das ruas mais de vinte pessoas que vivem do cometimento de crimes. E foi possível ainda, com a apreensão de provas e objetos de crime, aumentar ainda mais a efetividade da Polícia Judiciária no combate às facções criminosas que tem se deslocado para o interior do estado do Maranhão.
A operação contou com a participação de cento e noventa policiais civis e cinquenta e sete viaturas. Diversos pertences do grupo criminoso foram apreendidos e serão analisados no sentido de identificar a participação de outros criminosos.
Após os procedimentos de praxe os investigados foram encaminhados às unidades prisionais, onde aguardarão à disposição do Poder Judiciário.