Criado para auxiliar gestores públicos, o Ranking de Competitividade dos Estados é um estudo elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP) onde se consegue dados produzir análises mais específicas em cima da segurança pública brasileira. A partir de suas informações e metodologias, é possível avaliar os resultados das políticas públicas existentes e possíveis aperfeiçoamentos.
Com 9 indicadores, o pilar de Segurança Pública é um dos que têm mais peso no Ranking de Competitividade dos Estados, assim como os de Educação e Sustentabilidade Social. Ele foi incluído por levar em conta a responsabilidade estadual na garantia de segurança aos cidadãos e pelos alarmantes índices de violência urbana.
Entre todos os indicadores do pilar de Segurança Pública, os que possuem mais relevância são: Segurança Pessoal, Mortes a Esclarecer e Segurança Patrimonial. Com índices alarmantes, eles representam os maiores danos à sociedade.
Na última quarta-feira (23), o Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou uma pesquisa que avaliou os estados brasileiros e o Distrito Federal, em dez pilares diferentes, sendo, a segurança pública, um desses pilares.
Dentro do pilar Segurança Pública, os indicadores com mais relevância, são:Segurança Pessoal, Mortes a Esclarecer e Segurança Patrimonial.
Os melhores avaliados no pilar Segurança Pública, foram:1º Santa Catarina com a nota (100) ,2° São Paulo(84.7), 3°Distrito Federal ((83.9), 4°Maranhão (83.1) , 5°Paraíba ((82,3) e 6° Mato Grosso do Sul(81.9).