A Polícia Civil do Maranhão concluiu e apresentou nesta sexta-feira(6), um relatório final das ações realizadas pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC)no primeiro semestre de 2021 em todo o estado do Maranhão. O destaque ficou para o aumento de produtividade nas prisões em relação ao mesmo período de 2020 que chega a mais de 500%.

Somente o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) contabilizou um aumento de prisões de 567 %, em seguida vem o Departamento de Defesa de Serviços Delegados com 71 % e com 17% no aumento de prisões ficou o Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO).

Em números, a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) conseguiu prender 201 pessoas; cumpriu 69 mandados de busca e apreensão; apreendeu 195 quilos de drogas do mais variados tipos, além de apreender 15 veículos e 10 armas de fogo.

Outro dado importante do relatório, aponta a redução nos números de crimes contra instituições financeiras em todo o Maranhão. O destaque maior fica para o de zero ocorrências de explosões aos caixas eletrônicos no primeiro semestre de 2021, melhor marca dos últimos anos, sendo que com relação ao ano de 2020 foram registrados seis casos, uma redução extremamente considerável. A SEIC também destacou que no 1º/2021 não foi registrado nenhum roubo sem o uso de explosivo.

Com relação ao crime de extorsão mediante sequestro, a superintendência contabilizou apenas um caso, que foi evitado pela Policia Civil do Maranhão com a liberação dos reféns e a prisão de integrantes da organização criminosa.