Remoção de cadáver por morte natural deixa de ser função do IML

A partir de hoje, sábado (26), o trabalho será feito pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretária de Saúde do DF

Uma demanda que já vinha sendo negociada desde de 2015, na Gestão do então Secretário de Segurança Pública do DF, Arthur Trindade, começou a se tornar realidade a partir de hoje, sábado (26), no Distrito Federal.
A remoção de cadáveres, em decorrência de morte natural em residências e vias públicas, será feita pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Secretaria de Saúde do DF. Antes o trabalho era função do Instituto Médico Legal (IML), que faz parte da Estrutura da Polícia Civil.

O acionamento passa a ser feito pelo telefone 3371-3544.

O novo protocolo para prestação de serviço de remoção de cadáveres foi estabelecido após acordo assinado entre a PCDF e a Secretaria de Saúde, em dezembro do ano passado, acompanhado pelo Ministério Público, mas desde 2015 vinha se discutindo o assunto.
O registro de ocorrência policial nas delegacias será mantido da mesma forma, ou seja, permanecerão vinculadas as delegacias da área, que avaliarão cada caso, comunicando ao SVO os óbitos de causa natural e ao IML os óbitos de causa violenta ou que se tenha suspeita de crime.