Recife/PE. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (06/11), a Operação Rota da Fumaça, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre uma organização criminosa dedicada à lavagem de capitais e ao contrabando de cigarros vindos do Suriname.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Salvador/BA, além de medida cautelar que proíbe um dos investigados de deixar o país, com determinação para entrega imediata de seu passaporte à Polícia Federal.
A investigação, conduzida no âmbito da Justiça Federal em Pernambuco, teve início após a prisão em flagrante de um passageiro no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, que transportava 400 mil euros ocultos em sua bagagem (equivalentes a cerca de R$ 2,46 milhões).
As diligências permitiram identificar o verdadeiro dono do dinheiro, um brasileiro residente há vários anos no Suriname. As apurações também revelaram uma rede estruturada de compradores de cigarros falsificados, com o uso de laranjas e empresas de fachada para movimentar os recursos ilícitos.
Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Contato: (81) 2137-4076
E-mail: cs.srpe@pf.gov.br
FONTE: Polícia Federal
