Maceió/AL. A Polícia Federal deflagrou a Operação Lágrimas de Sal, nesta terça-feira (11/6), e cumpriu um mandado de busca e apreensão para apurar crimes cometidos no contexto da exploração de sal-gema na cidade de Maceió.

A ordem judicial foi emitida em resposta a um pedido de cooperação jurídica internacional feito pela Polícia Federal e executada pela Polícia Judiciária Portuguesa na cidade de Torres Vedras, localizada no Distrito de Lisboa, Portugal.

As investigações apontam que o alvo atuou como responsável técnico pela mineração de sal-gema em Maceió entre 2011 e 2017, período em que conduziu os trabalhos de lavra em desacordo com os parâmetros de segurança previstos nas normas técnicas, nos planos da lavra aprovados pela Agência Nacional de Mineração.

Além disso, as apurações indicam que o mesmo alvo apresentou às entidades fiscalizadoras plantas, estudos e relatórios com dados totais ou parcialmente falsos, com o objetivo de ocultar os riscos que a mineração representava para a população residente na superfície.

Diante dos fatos, o investigado poderá responder pelos crimes de poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, inclusive por omissão, entre outros delitos.

Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas
(82) 9.9327-7671 |  (82) 9.9107-2214 | (82) 3216-6723
imprensa.al@pf.gov.br
@pfalagoas

FONTE: Polícia Federal