Governador Valadares/MG. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (1/10), a Operação Ottawa no combate ao contrabando de pessoas. Investigações revelaram que um casal agenciava viagens irregulares de famílias para os EUA, via México, com a utilização de documentos Mexicanos falsificados.
Apurou-se que, além disso, os suspeitos alteravam a nacionalidade de brasileiros, indicando se tratar de Ucranianos por ocasião da guerra nesse país, com o fim de obter facilidades no pedido de asilo humanitário feito às autoridades mexicanas e norte-americanas.
Foram deferidas medidas cautelares de busca e apreensão pela 1º Vara Federal de Governador Valadares, que estão sendo cumpridas em dois endereços do casal, um em Governador Valadares e outro em um condomínio em Vila Velha/ES. Além disso, o mesmo juízo decretou a indisponibilidade de bens e a restrição de transferência de um veículo de luxo do casal.
Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de emigração ilegal, envio irregular de criança e de adolescente para o exterior e falsidade ideológica.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
Contato: (31) 3168-6342
cs.srmg@pf.gov.br
FONTE: Polícia Federal