A Polícia Militar do Distrito Federal esteve presente em praticamente todos os eventos carnavalescos da cidade. As Forças de segurança pública (leia-se PMDF) apreenderam 30 armas de fogo e mais de 150 armas brancas, entre elas facas.
Os Policiais militares lavraram 167 termos circunstanciados (TCO), prenderam 46 pessoas e apreenderam 79 adolescentes. Uma dos pontos mais importantes deste carnaval foi a consolidação e ampliação da lavratura do TCO, pois foi montada uma base na cidade policial que facilitou o trabalho dos policiais militares que não precisaram mais deslocar-se as delegacias nos crimes de menor potencial ofensivo. Durante o feriado, órgãos de segurança pública registraram, ainda, três estupros, sendo dois fora de eventos carnavalescos.
Mesmo com a coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (6/3) para informar o balanço de ocorrências durante o carnaval, o GDF informou que o número fechado será repassado até o fim da semana.
Em 2018, forças de segurança contabilizaram 437 ocorrências, sendo 51 roubos, uma tentativa de homicídio e uma tentativa de latrocínio. Houve, ainda, 10 casos de dano ao patrimônio público e 14 desacatos.
Efetivo
No total, 6,5 mil policiais, em sua maioria esmagadora militares, garantiram a segurança dos foliões. Número bem acima do ano passado, pois em 2018, o efetivo foi de 5,5 mil.
As duas corporações, tanto a Polícia Civil, quanto a Militar, montaram uma estrutura no estacionamento da Torre de TV para atender a população.
A Polícia Civil também reforçou o efetivo em todas as delegacias, especialmente, na 5ªDP (Área Central) e na 1ª DP (Asa Sul), onde concentraram 75% dos eventos carnavalescos.
Com informações do Jornal Correio Braziliense