Aprendi que “grandes poderes implicam grandes responsabilidades”, creio que cada policial deveria assimilar esse ensinamento.
Cada policial é um líder em potencial, não me cansarei, continuarei batendo nessa tecla, ainda que reste somente alguns leitores nesse espaço.
Precisamos aprender muito sobre liderar e sermos liderados. Vivemos em uma instituição subordinada as “instabilidades” políticas. Um dia um grupo está mandando, em outro está sendo mandado. Isso é claro em nossa vida.
Necessitamos aprender quais as qualidades de um líder, mas também quais a causas de fracasso de tantas pessoas que foram lideres um dia. Talvez elas não tenham aprendido regras básicas da liderança.
Como tenho feito, apresentarei um estudo de Napoleon Hill, sobre o tema. São questões simples e práticas que nos ajudarão em questões básicas de nossa vida.
Observemos, então, as principais falhas cometidas por nossos líderes, pois assim como é importante saber o que fazer, também é necessário saber O QUE NÃO FAZER!
1) INCAPACIDADE DE ORGANIZAR DETALHES – Um liderança eficiente exige capacidade de cuidar de detalhes. O verdadeiro líder nunca está “ocupado demais” para cumprir qualquer atribuição sua. Quando o indivíduo, seja líder ou seguidor, diz que está muito ocupado para mudar de planos ou para atender a uma emergência, admite a própria incapacidade. O líder bem-sucedido conhece todos os detalhes inerentes à posição que ocupa, mas sempre conta com assessores competentes para cuidar deles pesssoalmente.
2) RECUSA EM EXECUTAR TAREFAS PRÓPRIAS DE CARGOS ABAIXO DO SEU – O verdadeiro grande líder se dispõe, quando a ocasião exige, a fazer qualquer tipo de tarefa que pediria a outro para executar. “O maior entre vós é aquele que serve a todos” é uma verdade observada e respeitada por todo líder capaz.
3) EXPECTATIVA DE PAGAMENTO PELO QUE “SABE”, E NÃO PELO QUE FAZ COM O QUE SABE – O mundo não paga pelo que as pessoas “sabem”, mas pelo que FAZEM ou levam os outros a fazer.
4) MEDO DA CONCORRÊNCIA – O líder que teme ser substituído por um dos seguidores provalmente verá seu medo se concretizar. O líder capaz prepara substitutos a quem possa delegar responsabilidades, conseguindo assim multiplicar-se, ira a vários lugares e dar atenção a diversas tarefas ao mesmo tempo. As pessoas recebem um pagamento maior por sua CAPACIDADE DE FAZER OS OUTROS PRODUZIREM do que pelos próprios esforços, eis a verdade eterna. O líder eficiente, com seu conhecimento e o magnetismo de sua personalidade, aumenta em muito a produtividade dos funcionários, levando-os a oferecer melhores serviços.
5) FALTA DE IMAGINAÇÃO – Sem imaginação, o líder não consegue agir nas emergências nem elaborar planos para orientar com eficiência seus funcionários.
6) EGOÍSMO – O líder que toma para si o sucesso do trabalho dos seguidores certamente atrai ressentimentos. O verdadeiro grande líder NÃO TOMA A GLÓRIA PARA SI. Ele se satisfaz em ver a valorização dos seguidores, porque sabe que, para eles, é mais importante o reconhecimento do que o dinheiro.
7) DESCONTROLE – Os seguidores não respeitam um líder descontrolado. Além disso, o destempero, em suas várias formas, acaba por destruir a resistência e a vitalidade dos que sucumbem a ele.
8) DESLEALDADE – Talvez essa característica devesse ocupar o primeiro lugar da lista. O líder que não é leal ao cargo que exerce, aos colegas, aos superiores e aos subalternos não mantém a liderança por muito tempo. A deslealdade reduz o indivíduo a pó e atrai para ele todo o desprezo que merece. A falta de lealdade é uma das principais causas de fracasso em todos os setores da vida. Fidelidade gera promoção e crescimento!
9) ÊNFASE NA “AUTORIDADE” DA LIDERANÇA – O líder eficiente atua pelo estímulo, e não pelo medo incutido no coração dos seguidores. O líder que procura impressionar pela “autoridade” pertence à categoria dos que atuam pela FORÇA. O VERDADEIRO LÍDER não precisa afirmar sua condição – a não ser por sua conduta de solidariedade, compreensão, justiça e sabedoria.
10) ÊNFASE NO TÍTULO – O líder competente não precisa de “título” para conquistar o respeito dos seguidores. Geralmente, aquele que dá muita importância ao título tem pouco a oferecer. TODO COMPLEXO DE SUPERIORIDADE TEM POR TRÁS UM DE INFERIORIDADE. As portas da sala do verdadeiro líder estão sempre abertas, e seu ambiente de trabalho não apresenta qualquer formalidade ou ostentação.
Essas estão entre as principais causas do insucesso na liderança. Qualquer uma delas é suficiente para levar ao fracasso. Se você é um líder em potencial, ou aspira a um cargo de liderança, estude a lista atentamente e evite cometer tais erros.
Boa sorte e boa leitura!