A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP) apresentou, na tarde desta segunda-feira (08), o balanço da segurança pública do Distrito Federal no ano de 2017. As forças de segurança estabeleceram um comparativo entre o ano de 2016 e 2017, e os números revelam resultados muito positivos, especialmente no que se refere a redução significativa de homicídios e latrocínios. Em número absoluto, a taxa de homicídios foi a menor dos últimos 15 anos e, a marca é a menor dos últimos 29 anos por grupo de 100 mil habitantes. Todos crimes patrimoniais monitorados pela SSP também apresentaram redução.
A contribuição da Polícia Militar foi decisiva para o alcance desses resultados tão favoráveis. Fatores como o retorno do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) à administração da corporação, setor relacionado ao atendimento emergencial da população, investimentos em tecnologia, cursos de aperfeiçoamento e especializações e o melhor planejamento estratégico e operacional das ações policiais impactaram decisivamente nos índices.
Todos os índices de crimes contra o patrimônio reduziram. Roubo a pedestre diminuiu em 3,8%, roubo de veículos 14,3%, roubo em transporte coletivo 14,3%, roubo em comércio 23%, roubo em residência 6,2%. No total de crimes contra o patrimônio foi apontado uma redução de 5,6%.
A baixa se deve às operações diversas da PMDF. Entre elas, temos a Anjo da Guarda que é voltada para combater crimes em transporte coletivo. Outra operação importante é a Operação Brasília que disponibiliza viaturas para pontos de demonstração com maior concentração de pessoas. A operação Álcool Zero do Comando de Policiamento de Trânsito é imprescindível para coibir caos de embriagues ao volante. No ano de 2017 foram 17.437 casos. O combate ao transporte pirata flagrou 5.347 casos.
A corporação ampliou o número de atendimento à população. No período de janeiro a dezembro de 2017, a instituição recebeu 2.303.450 ligações no 190. Foram 341.604 ocorrências atendidas. 2.407 armas e 3.348,5 kg de drogas (maconha, crack e cocaína), além de 76.057 de compridos de LSD, Ectasy e Rouphinol foram retirados das ruas. A PMDF restituiu aos seus respectivos donos 5.333 veículos roubados e 4.308 celulares foram recuperados.
O balanço mostra que os números foram positivos, contudo a instituição continuará em busca do aprimoramento dos serviços prestados à população do Distrito Federal.
Fonte: PMDF
Início Segurança Pública Polícia Militar BALANÇO DE 2017 É DIVULGADO PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA