O Batalhão Escolar da PMDF completa 30 anos neste sábado (9). A unidade foi a primeira do Brasil a cuidar especificamente do policiamento escolar.
O comandante do Batalhão Escolar, coronel Júlio César, enfatiza que a Polícia Militar do Distrito Federal foi pioneira na proteção de crianças e adolescentes. “Antes mesmo da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a PM já se preocupava com a segurança dos estudantes”.
O Batalhão Escolar atua em todas as escolas e faculdades públicas e particulares do Distrito Federal, exceto o Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, que é de responsabilidade do 3º Batalhão da Asa Norte. Os campi da UnB em Ceilândia, Gama e Planaltina estão sob a proteção do Batalhão Escolar.
O índice de satisfação dos moradores do Distrito Federal com o trabalho dos policiais do Escolar está em 85%, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
Além do policiamento nas unidades escolares, os militares dão palestras cujos temas são pertinentes aos estudantes, como bullying, violência e drogas. “Abordamos cerca de 20 temas do cotidiano escolar”, acrescenta o coronel Júlio César.
Foi na unidade militar que surgiu a ideia da gestão compartilhada nas escolas. O projeto foi lançado em 2017. “Tínhamos 17 escolas-polo com presença constante dos policiais”, explica o coronel Júlio César. “Com os bons resultados na melhoria do ambiente escolar, decidimos expandir a atuação”.
Atualmente, 12 escolas têm a gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e Segurança Pública. Os frutos do emprego dos policiais militares nas instituições de ensino vão da redução acentuada dos crimes dentro das escolas e nas proximidades e a melhora nos níveis de aprendizado.
A expertise do Batalhão Escolar desperta o interesse de outros estados. Recentemente, representantes da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul vieram conhecer de perto o trabalho desenvolvido em Brasília.
Informações do Site PMDF