Foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), na faculdade Projeção (Guará II), uma reunião entre a Comandante-Geral da PMDF, Coronel Sheyla Sampaio, com o efetivo do rádio patrulhamento, Provid e Secrimpo do 4º, 5º e 15º Batalhões (Guará, Lago Sul e Estrutural). Estiveram presentes na formatura o Subcomandante-Geral, Coronel Sérgio, o Chefe do Departamento Operacional, Coronel Carlos André, o Comandante do CPRS II, Coronel Arnaldo, dentre outros oficiais da PMDF.
A reunião teve como objetivo o esclarecimento por parte da Comandante-Geral e do Subcomandante de vários pontos que estão sendo especulados na tropa. Foram esclarecidos aspectos sobre o novo uniforme, reajuste salarial, serviço voluntário gratificado, efetivo reduzido, fim do uso do colete tático, novo modelo de reestruturação e questões relacionadas a saúde e ao desconto de cooparticipação dos dependentes.
Segundo o Subcomandante-Geral, de 2010 até o ano de 2018 cerca de 6 mil policiais militares deixaram a PMDF. Diante disso, ele agradeceu ao esforço dos policiais e pelo empenho e dedicação no trabalho desenvolvido. Ele também justificou a adoção do uniforme 5ª Alfa por toda tropa, a partir de sexta (1º de fevereiro).
Segundo ele, com essa atitude, o DOP terá em torno de 600 a 800 policiais para pronto emprego todos os dias. Sobre o colete tático, o Subcomandante informou que o peso do equipamento pode acarretar em problemas de saúde no decorrer da vida do policial. O Coronel Sérgio informou ainda que o uniforme deve ser alterado, objetivando mudança no tecido, trazendo mais conforto, menos desgaste físico, menos exposição climática, além de boa aparência para o policial.
Em seguida, a Comandante-Geral passou a responder perguntas dos policiais. A Comandante falou sobre a nova proposta de reestruturação da PMDF, citou a criação de uma comissão que irá propor uma nova mudança no que tange a organização dos Batalhões da PMDF. Já sobre a questão da saúde, a Comandante-Geral chamou atenção para os problemas estruturais que a PMDF enfrenta, onde a falta de profissionais de saúde faz com que o Centro Médico não atenda em plena capacidade. Para resolver isso, existe um estudo para contratação de profissionais de saúde temporários para atender demandas específicas.
Ela citou a contratação de fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais de áreas diferentes (área jurídica, engenharia, etc). Outro ponto abordado foi o desconto relativo a despesas médicas devido a cooparticipação do policial militar, onde foi perguntado e solicitado pelos policiais militares maior transparência para melhor entendimento sobre o desconto. A Comandante ficou de sanar todas essas dúvidas junto a DSAP.
Essa é a segunda vez que a Comandante-Geral faz uma formatura com policiais militares. Na segunda-feira (28), ela se reuniu no auditório da Legião da Boa Vontade, localizado na SGAS 915 da Asa Sul, com o efetivo de rádio patrulhamento do 1º, 3º, 6º e 7º Batalhões que compõem o CPRM I (Comando de Policiamento Regional Metropolitano).
A reunião tratou de assuntos administrativos e operacionais para melhoria do serviço da atividade policial e contou com respostas e esclarecimentos por parte do alto Comando da Corporação. Próximas reuniões estão previstas para serem realizadas com o efetivo de outras unidades.
Com informações de Geovani Carvalho/PMDF