- PUBLICIDADE -

É preciso transformar os postos policiais em Postos Comunitários de Segurança!

Não há dúvida de que muita coisa ainda precisa melhorar. O POSTO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA deve deixar de ser um POSTO POLICIAL e passar a ser realmente um POSTO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA. Como?
Primeiro precisa ser um referencial para a comunidade, mas apenas uma base para o policial. O policial deve ter a capacidade de entender que ele não é um “vigia do posto”.  A vida é prioridade, o patrimônio é secundário. O atendimento de ocorrência próximo ao posto deve ser uma prioridade para o policial, lógico que sempre dentro do padrão de segurança. Ele deve ter a capacidade de discernir isso. A segurança também não pode ser uma DESCULPA para não atender a ocorrência!
Se hoje fossem destinados um PCS para o CONSELHO DE SEGURANÇA e outro para o CONSELHO TUTELAR  já teríamos mais 68 postos em funcionamento. As comunidades iriam perceber as dificuldades que enfrentamos e seria mais uma aliado no combate ao crime. Muitas vezes é preciso sentir na pele as dificuldades para valorizarmos o que temos.
A maior vantagem dos postos é o ESPALHAMENTO TERRITORIAL.  A ocupação dos espaços públicos pelo Estado evita uma das consequências da teoria do caos. Isso é claro no Rio de Janeiro. A ausência estatal faz com que surja um governo paralelo. É isso que tem fortalecido as ações de criminosos.
A polícia precisa mudar. Dar continuidade e aperfeiçoar os projetos existentes é um dos caminhos. Não temos tempo para ficar correndo no mesmo lugar. Precisamos avançar. Não da mais para ficar no discurso: Coloca posto, tira posto-coloca viatura, tira viatura-coloca posto…Precisamos dar continuidade as nossas ações, aperfeiçoando-as, agregando-lhes valores.
“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações!”
Precisamos de uma polícia eficiente, eficaz e efetiva.
A polícia está mudando. Ela vai mudar!
POLICIAMENTO INTELIGENTE – EM BUSCA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA POLÍCIA, TENDO COMO BASE A COMUNIDADE. CADA POLICIAL É UM LÍDER EM POTENCIAL, CADA CIDADÃO, UM GUARDIÃO DE SUA CIDADE!

Vila São José

28/8/2010 18:11:00

J Roberto – [email protected]

Na manhã desse sábado (28) a comunidade da Vila São José, que faz parte de Vicente Pires, comemorou o aniversário de instalação do Posto Comunitário de Segurança (PCS 88, da 16ª CPMInd), e homenageou os policiais que cuidam de sua segurança. Segundo o sargento Sena, gestor do posto, a homenagem é o resultado de um trabalho contínuo que reduziu a criminalidade na região. “Quando chegamos aqui havia pontos de venda de drogas e de desmanche de veículos. O contato com os moradores nos permitiu identificar esses nichos e hoje não há esse tipo de crime por aqui”, disse Sena. 
A comunidade atendida pelo posto é de cerca de 15 mil moradores. O posto fica instalado na entrada da Vila e é freqüentado quase que diariamente pela comunidade que, com a ajuda das comunidades religiosas, facilitou o trabalho da Polícia Militar. Na manhã de hoje, em Taguatinga, policiais e moradores cortaram o bolo, distribuíram algodão doces e instalaram brinquedos para as crianças. Mais do que isso, celebraram a vitória do trabalho em conjunto pela qualidade de vida da comunidade.




Fonte: Site PMDF

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -