Fraga é cotado para assumir Ministério da Segurança Pública, caso seja recriado

O ex-deputado Alberto Fraga e o presidente Jair Bolsonaro, no plenário da Câmara 19-08-2015 Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo/19-08-2015

Segundo a Jornalista Ana Maria Campos, na coluna eixo capitão, com a popularidade alta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é alvo de bombardeios de todos os lados no mundo político. Depois da Vaza-Jato e da rejeição de grande parte do pacote anticrime no Congresso, Moro pode perder a parte que vai bem em sua pasta: a redução dos índices de criminalidade, tema que o ex-juiz tem tratado como um grande mérito. Secretários de segurança reunidos ontem na residência oficial de Águas Claras lançaram um movimento pela recriação do Ministério da Segurança Pública. Foram recebidos no Palácio do Planalto pelo presidente Jair Bolsonaro, sem a presença de Moro ou do secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), o general da reserva Guilherme Theophilo.

Resistência cresce

Além do Conselho dos Secretários de Segurança Pública (Conseg), o Conselho dos Comandantes de Polícia Militar já fez o pedido de recriação do Ministério da Segurança Pública. O Conselho dos Diretores de Polícia Civil deve fazer o mesmo na próxima semana.

Trocando Moro por Fraga

A bancada da bala no Congresso já tem um nome para o Ministério da Segurança Pública, caso a decisão de Bolsonaro seja pela divisão do Ministério da Justiça: Alberto Fraga. O presidente tem simpatia pela escolha.

Informações da Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos do Jornal Correio Braziliense