Um passo importante foi dado ontem em direção à recomposição salarial dos integrantes dos órgãos de segurança pública. Na tarde desta quarta-feira (20), o governador Ibaneis Rocha (MDB), em solenidade, assinou a proposta que recompõe parte das perdas salariais acumuladas. O próximo passo é encaminhar a proposta ao Congresso Nacional. A medida visa recuperar perdas ocorridas ao longo de cerca de oito anos.
Estiveram presentes diversas autoridades civis e militares locais, além do representante do Palácio do Planalto, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira. Pronunciaram-se a respeito do Ato, o governador, Ibaneis Rocha, o secretário de segurança pública, Anderson Torres, a deputada federal Celina Leão e o deputado distrital Hermeto. Compuseram a mesa, além dos pronunciantes, o vice-governador Paco Brito, os comandantes-gerais da PMDF e CBMDF, Coronel Julian Pontes e Coronel Carlos Emilson.
No evento, o secretário de segurança manifestou seu contentamento em poder conceder aos operadores da segurança pública, a possibilidade de recompor parte das perdas que atingiram seus proventos ao longo dos anos: “Não foi fácil, contudo o mais importante é trabalhar em prol da população e bem-estar geral da segurança no DF”.
O deputado Hermeto manifestou que o ato demonstra reconhecimento aos profissionais que se dedicam a servir à população do DF “a finalidade é trazer mais segurança e de qualidade, pois é uma demonstração de valorização do trabalho policial e bombeiro militar”.
De acordo com o governador, os percentuais estão dentro dos limites legais previstos e deixou clara sua posição “Vamos lutar pelos direitos de vocês”. Declarou ainda apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e prometeu ajustes para outras categorias dando a devida atenção ao orçamento.
Segundo o comandante-geral, coronel Pontes, “é o justo reconhecimento por todos os desafios enfrentados diariamente em prol da população, da paz e da preservação da ordem pública”. Em pronunciamento direcionado à tropa, Comandante Geral da PMDF dirigiu-se diretamente a cada policial militar, agradecendo o empenho e a dedicação no desempenho das funções policiais “Cada guarnição, cada policial militar, com seu esforço contribuiu para que chegássemos na data de hoje. Então fica o meu reconhecimento, como Comandante geral. Convido a todos que continuemos nesse trilho e que possamos cada vez mais fornecer a nossa sociedade uma segurança de qualidade.”
Informações do Site PMDF