Cerca de 260 alunos do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal (CMT) receberam a boina garança, símbolo que marca a incorporação dos novos alunos aprovados no processo seletivo de 2018. A solenidade ocorreu na manhã de hoje (5) e contou com a participação da Comandante-Geral da PMDF, Coronel Sheyla, do Subcomandante-Geral Coronel Sérgio, do Chefe do Estado-Maior, Cel Rigueira do Chefe do Departamento de Educação e Cultura, Coronel Herbert, do Comandante do CMT, Tenente-coronel Danilo, do Deputado Distrital Hermeto, além de convidados e familiares.

A entrega da boina garança é realizada após o início das aulas no término do período de adaptação, simbolizando a integração completa do estudante à mística que norteia os alunos do Colégio Militar e que os diferencia das demais escolas, calcados em valores cívicos e de sadia convivência, sob inspiração militar.

A Coronel Sheyla destacou a grande concorrência para o processo seletivo de ingresso no Colégio Militar Tiradentes e parabenizou a todos os alunos. “Sejam bem vindos. Vocês estão em um dos melhores colégios militares do Brasil. Vocês fazem história e são um orgulho para a corporação”.  

Ao término da solenidade, sob uma chuva de pétalas de rosas, cada aluno recebeu de seu padrinho ou madrinha a boina garança, momento de muito orgulho para os familiares por verem jovens alcançando um sonho.

O Colégio Militar Tiradentes

Em 06 de agosto de 2012, o CMT iniciou suas atividades com apenas 90 alunos. Hoje, são 814 alunos, distribuídos em turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano de ensino médio. Cerca de 60% dos alunos da 1ª turma que se formaram em 2018 foram aprovados na Universidade de Brasília – UNB em cursos concorridíssimos como medicina, direito e engenharias.   

A boina garança

Instituída por Portaria Ministerial de 21 de janeiro de 1971, a boina garança, na força de uma das cores heráldicas do Exército, significa a incorporação do novo aluno nas fileiras da Força Terrestre. O termo “garança” vem do francês “garancê”, que significa vermelho, sendo a cor preferida dos uniformes militares escolares franceses da época napoleônica.

Há quem pense que a boina é apenas uma peça elegante presente na indumentária militar, mas sua história, significados e usos provam que é mais que isso. Mais que um adorno, a boina está presente na história da humanidade, cobrindo, desde pintores e artistas únicos, a tropas de bravos guerreiros.

No Exército Brasileiro, a boina foi inicialmente usada pelas tropas paraquedistas. Com o passar do tempo, seu uso foi estendido às tropas de Infantaria de Selva e às tropas Mecanizadas, sendo hoje utilizada por todo o nosso Exército.

A boina garança representa fraternidade ao unir os novos alunos aos seus colegas mais antigos. É símbolo de união, amizade, respeito, camaradagem e civismo. Além disso, a boina é ainda carinho, esperança e amor ao solidificar, no ato de sua entrega, a união familiar.

Veja mais fotos do evento:

Informações do Site da PMDF