Na tarde de hoje (4), a Polícia Militar, por meio da Academia de Polícia Militar de Brasília, realiza a Operação Academia Total, que recebe este nome por empregar todo o efetivo de alunos da Unidade de Ensino da PMDF.
Serão empregados 219 cadetes, alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO), e 728 soldados de 2ª Classe, alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), além de oficiais e praças já formados, totalizando um efetivo de 994 policiais. Várias modalidades de policiamento serão aplicadas, como policiamento a pé e motorizado, sendo: vinte e cinco (25) viaturas e dezesseis (16) ônibus que darão o suporte ao efetivo. Toda a área do 1º Comando de Policiamento Regional Metropolitano receberá o reforço, que engloba as áreas da Asa Sul, Asa Norte, Setor Noroeste, Esplanada dos Ministérios, Estação Rodoviária de Brasília, Cruzeiro e Setor Sudoeste.
A operação permitirá que os cadetes exerçam o comando de frações de tropa em terreno, além de marcar o primeiro emprego operacional dos alunos do CFP, os quais, após o período básico de formação policial militar, iniciam suas atividades de policiamento ostensivo.
Esta atuação será de grande impacto para a população das áreas abrangidas, uma vez que aumentará significativamente o contingente policial em ação na região, coibindo a prática de crimes e proporcionando segurança para toda a população.
A iniciativa faz parte da formação dos futuros oficiais e praças da PMDF, possibilitando que os conteúdos ministrados em sala de aula e em atividades práticas de simulação sejam colocados a prova em situação real. Serão realizadas simultaneamente várias missões que têm por objetivo o combate à criminalidade focando, ainda, na manutenção da ordem pública, uma vez que visa a contribuir, de forma significativa, para o exercício do papel primordial do Estado, que é a promoção da segurança pública, condição essencial para a vida em sociedade. Entre os focos de combate da operação, estão o tráfico de drogas, roubos e furtos de veículos e roubos e furtos a transeuntes.
O Comandante-geral, Coronel Julian Pontes, liberou o policiamento e disse se sentir agradecido por poder participar da primeira atividade operacional. “Hoje é dia de mostrarmos à sociedade do Distrito Federal o valor e a importância da Polícia Militar. A partir de hoje, os senhores complementarão o serviço operacional de bem servir a nossa sociedade. Para isso, coloquem em prática todos os em simentos teóricos aprendido durante a formação.”
Informações do Site da PMDF – Texto Karina Linhares