A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu Luan Carlos Marcolino de Alcântara, 19, e José Franklin de Lima Júnior, 22, por receptação e porte ilegal de arma de fogo. A dupla foi capturada no Carlito Pamplona na noite desta segunda-feira (15) em carro suspeito de tiroteio na Barra do Ceará.
Por volta das 19h30, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) informou na frequência a ocorrência de disparos de arma de fogo na rua Elizeu Barros de Souza, em área conhecida como Colônia, na Barra do Ceará. Informações davam conta de que os disparos envolviam o carro VW Fox de cor prata, que já estava sendo procurado pela PMCE por suspeita de participação em outros ataques contra a vida no mesmo bairro, e um segundo carro de cor branca.
Uma equipe da 1ª Companhia do 20º Batalhão Policial Militar foi até o local do crime e constatou um homem de 57 anos, sem antecedentes criminais, lesionado por disparo de arma de fogo no braço esquerdo, que foi socorrido sem risco de morte.
Em diligências a fim de localizar os responsáveis pelo tiroteio, uma equipe de motopatrulhamento da 1ª CIA/ 20º BPM, se deparou na rua Dom Hélio Campos, do bairro Carlito Pamplona, com o carro Fox de cor prata, dando ordem de parada, desobedecida pelos suspeitos que fugiram adentrando o conjunto habitacional Dom Hélder Câmara, conhecido como “Carandiru”. Luan Carlos e José Franklin foram abordados no veículo e com os mesmos apreendido um revólver, 16 munições intactas, cinco deflagradas e uma chave de motocicleta. Na ocasião, Franklin confessou para os policiais militares que acabara de utilizar a arma de fogo em tentativa de homicídio. A mãe de Franklin, Rossivania Bezerra de Alcântara, 40, também recebeu voz de prisão por incitar a população contra os procedimentos policiais a fim de livrar os suspeitos, chegando a empurrar os agentes de segurança e proferir palavras de baixo calão, sendo autuada no 34º Distrito Policial (34º DP) por desacato. O carro VW Fox estava com placa clonada e registro de roubo.
O segundo veículo suspeito de participar do tiroteio na Colônia, um carro Renault Sandero de cor branca, foi localizado por uma terceira equipe da 1ª CIA/ 20º BPM. A viatura também estava em diligências quando na rua Irineu de Souza, do bairro Álvaro Weyne, o Renault Sandero passou em alta velocidade, iniciando o acompanhamento para abordagem. Os suspeitos perderam o controle do carro na travessa das Orquídeas do bairro Carlito Pamplona, vindo a atingir uma calçada e parar. Neste momento, desembarcaram quatro homens, sendo visualizado um com revólver em punho. Os suspeitos desobedeceram a ordem de parada e empreenderam fuga, não sendo possível localizá-los até o momento. Dentro do veículo foi apreendido seis munições deflagradas calibre .38. O carro foi apresentado no 34º DP, onde foi constatado que estava com placa clonada e registro de roubo.
José Franklin tem passagem pela polícia por roubo. Luan Carlos tem passagens pela polícia por tráfico de drogas e infração de medida sanitária preventiva.
Informações que levem a identificação e localização dos suspeitos fugitivos podem ser repassadas por meio dos telefones 181 ou 190, com sigilo garantido.
Assessoria de Comunicação da PMCE