No Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) houve, na última sexta-feira, 11, a cerimônia de encerramento do 103º Curso Especial de Policiamento com Motocicletas, coordenado por oficiais e executado por praças do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE e com a chancela e certificação da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).
Da solenidade, que teve início às 16h30min, participaram as seguintes autoridades: o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Carón, o Coronel Comandante Geral da PMCE, Francisco Márcio de Oliveira, o Diretor-Geral da AESP, Coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, o Subcomandante da PMCE, Coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, o Subchefe do Estado Maior, Coronel PM Klênio Savyo Nascimento de Sousa, o Coordenador Geral de Operações, Coronel PM George Stemphenson, a Coordenadora de Saúde e Assistência Social e Religiosa, Tenente Coronel Sandra e o Comandante do CPRaio, Tenente-Coronel PM José Kilderlan Nascimento de Sousa.
O Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM), que é requisito para o policial militar integrar o CPRaio, conta com uma carga horária de 278 horas/aula e possui uma duração de aproximadamente seis semanas. Durante a formação, os alunos são submetidos a treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, dentre outras disciplinas que preparam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança, durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.
A 103ª edição do CEPM/RAIO teve início no dia 03/05/2021, com 27 alunos, e se encerrou ontem, 11/06, com 21 concludentes. Dentre estes, dois soldados da Polícia Militar do Estado do Acre.
Ao longo de todas as edições, o CEPM já formou um total de 2.591 policiais militares, dentre oficiais e praças, bem como agentes de segurança instituições congêneres, os quais foram treinados e capacitados em técnicas modernas de motopatrulhamento tático, preconizada pela doutrina do CPRAIO.
Assessoria de Comunicação da PMCE