O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) comemorou, em sua sede, o 15° aniversário do 10° Curso de Operações Especiais/2008 (COESP/2008), nesta sexta-feira (23). Dentre os que compareceram na cerimônia, lá estava o senhor tenente-coronel Fábio Pereira Margarido, mais antigo do turno do COESP/2008.

Estavam na cerimônia o senhor coronel Wesley de Almeida e Santos (Coordenador), Major Ricardo Ferreira Napoleão (Subcoordenador), Subtenente Danúbio Velosso de Catro Filho (Monitor geral), 2° Sargento Jarbas de Oliveira Madeira (Monitor geral), 1° Sargento Edson Canuto de Morais (Monitor), 1° Sargento César Silva de Brito (Monitor), 1° Sargento Edson Antônio Bezerra (Monitor), 1° Sargento Antônio Pereira Farias (Monitor) e 1° Sargento Edmilson Rocha de Souza (Monitor).

Dos mais de 100 policiais militares inscritos, apenas 24 conseguiram finalizar esta trajetória, sendo: 15 policiais militares do Distrito Federal, 1 policial militar do Mato Grosso, 2 policiais militares do Pará, 1 policial militar do Rio de Janeiro, 1 policial militar do Espírito Santo, 1 policial militar do Piauí, 1 policial militar do Sergipe, 1 policial militar do Amazonas e 1 policial rodoviário federal.

O curso foi marcado pelo elevado nível técnico, com instruções nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, onde os policiais realizaram o estágio de Montanha do Exército Brasileiro, Patrulhamento de Alto Risco, Patrulha Urbana e Paraquedismo, compondo a extensa lista de disciplinas que compõem o Curso de Operações Especiais.

Para os policiais militares que terminaram o curso, isso é algo único na vida. Mesmo após 15 anos de conclusão, certamente as lembranças e o sentimento de dever cumprido marcam a memória dos que bravamente fizeram parte deste longo ciclo.