No dia 6 de maio de 2021, é comemorada uma data especial, principalmente para os Policiais Militares do Comando de Policiamento de Trânsito, pois a unidade completa 5 anos de existência.

O CPTran foi criado através do Decreto nº 37.321, de 06 de maio de 2016, e o seu primeiro Comandante foi o CEL QOPM ALEXANDRE DE SOUZA OLIVEIRA. O CPTran é a Unidade Especializada de Execução em Nível Tático e a ele compete a execução do policiamento de trânsito ostensivo fardado e velado, através de suas unidades subordinadas, nas vias urbanas e rurais do Distrito Federal. Para isso, coordena e comanda as ações das suas unidades subordinadas: Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV).

A integração das unidades de trânsito tornou-se uma das principais responsáveis no aumento da fiscalização, retirando condutores alcoolizados de circulação, reduzindo significativamente o número de mortos em acidentes envolvendo veículos automotores no Distrito Federal, mesmo com o aumento da frota de veículos. Além disso, houve um aumento expressivo na apreensão de armas e drogas, e na recuperação de veículos roubados, resultado que evidencia também as eficientes atuações do Tático Operacional Rodoviário (TOR) e do Grupamento Operacional de Trânsito (GOT).

A preservação de vidas é uma busca constante da PMDF, e através de suas atuações no trânsito, como a instituição do respeito à faixa de pedestres e as ações coordenadas pelo CPTran, os resultados têm sido cada vez melhores.

O CPTran/PMDF, encontra-se diretamente subordinado ao Departamento de Operações – DOP/PMDF, e tem como Comandante em exercício o Senhor TC QOPM LUÍS MARCELO SILVA DE ALMEIDA. Desde sua criação, sua sede encontra-se no mesmo local onde está lotado o Batalhão de Policiamento de Trânsito – Setor de Garagens Oficiais Norte (SGON) Quadra 04, Lotes 09/10, Asa Norte – Distrito Federal.

De acordo com o Comandante do CPTran: – “O CPTran e suas unidades subordinadas, BPTRAN e BPRV, teriam como maior presente de aniversário, condutores que respeitem as leis de trânsito e dirijam com responsabilidade. A intenção de cada ação e de cada autuação é gerar conscientização efetiva e consequentemente, preservar vidas.”