Na manhã desta quinta-feira (19), 39 aspirantes do Curso de Habilitação de Oficiais de Saúde e Capelães (CHOSC 2024) iniciaram a Jornada de Instrução Policial Militar (JIPOM) em área rural, atividade obrigatória para a conclusão do curso. A instrução ocorre no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB) e se estenderá até o dia 20 de dezembro.
O JIPOM busca capacitar os aspirantes a enfrentar adversidades operacionais em áreas rurais, unindo teoria e prática para o exercício de suas funções. Durante os dois dias de treinamento, os alunos serão submetidos a condições extremas, como restrição de sono, escassez de alimentos e baixas temperaturas, com o objetivo de testar seus limites físicos e psicológicos.
As atividades incluem treinamento físico militar em solo e água, desenvolvimento do condicionamento físico para tarefas em condições adversas, pista de obstáculos e marcha de 8 km: Foco em força, agilidade e resistência, Ofidismo e nós e amarrações, conhecimentos essenciais para operações em áreas de mata, transposição de cursos d’água e orientação, técnicas de navegação e resgate em ambientes aquáticos, sobrevivência e patrulhamento rural, adaptação ao uso de recursos escassos e técnicas de patrulha.
Além do aprendizado técnico, a JIPOM promove o autoconhecimento dos limites de cada aspirante, desenvolvendo características como resiliência, persistência e autocontrole. A integração entre os participantes reforça valores fundamentais da Polícia Militar do Distrito Federal, como disciplina, hierarquia e trabalho em equipe.
Com essas instruções, os futuros oficiais estarão preparados para enfrentar as situações desafiadoras do cotidiano policial, contribuindo para a preservação da ordem pública e proteção da sociedade, em qualquer ambiente que suas missões exijam.
PMDF – Muito mais que segurança
“Orgulho de ser Policial Militar”
Texto: Kelly Marques
Fonte: PMDF