O auditório da Legião da Boa Vontade (LBV) serviu como palco para receber policiais militares e penais do Distrito Federal e de outros Estados brasileiros participantes do XIV Curso de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) – Nível Misto/2022. A solenidade foi na tarde desta quinta-feira (7).

A cerimônia teve por finalidade realizar a aula inaugural e marcar o início das atividades letivas do curso, que tem por finalidade especializar os policiais militares e integrantes das coirmãs na plena execução do patrulhamento tático e operações de choque, formando policiais militares para atuarem no combate à criminalidade em ocorrências de médio e grande potencial ofensivo em áreas com maiores índices de criminalidade.

A palestra da aula inaugural do curso foi ministrada pelo policial tenente coronel Francisco Carlos de Sousa Bastos, que atualmente está lotado na Casa Militar do Distrito Federal, que explicou tópicos importantes sobre o curso e fez reflexões do que é ser um policial do Patamo.

O curso tem 56 alunos e visa capacitar os policiais militares com técnicas, táticas e treinamento voltados para o combate ao crime organizado, às quadrilhas de assalto a banco e explosão de caixas eletrônicos, bem como, ações de grupos denominadas “novo cangaço”, dentre outras modalidades de crimes de maior complexidade.

Os policiais serão treinados para atuarem como tropa de choque da Polícia Militar tendo um foco em ações de choque rápido com grande capacidade de mobilidade. Ao fim os alunos estarão capacitados a realizarem incursões dentro de estabelecimentos prisionais bem como a busca e captura de foragidos do sistema penitenciário.

Além disso, os participantes estão habilitados para a busca e escolta de valores e torcidas organizadas em grandes eventos e técnicas avançadas de abordagem, de tiro policial, de pilotagem e comboio.
De acordo com o coordenador do XIV Curso de Patamo, capitão Márcio Gomes, os alunos terão instruções de História e Doutrina de Patrulhamento Tático Móvel, Operações de Choque, Uso da Força e Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Técnicas de Abordagens Táticas, Armamento, Munição e Tiro, Técnicas e Táticas Policias, dentre outras atividades complementares com total de 476 horas/aulas.

O curso terá duração de aproximadamente dois meses, com prazo para término no dia 10 de junho.
O Comandante do Batalhão de Choque, Major Gustavo Cunha de Souza explicou que, ao final do curso, os alunos estarão habilitados para atuar basicamente em ocorrências de maior gravidade, que envolve arma de fogo, sequestros, e também no controle de distúrbio civil, através de operações de choque.

O evento contou com a presença do Comandante-Geral, coronel Fábio Augusto, Subcomandante-geral, coronel Hércules Freitas, Chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Sousa, Comandante de Policiamento de Missões Especiais, Coronel Flávio Luiz Andrade da Silva, Chefe do Centro de Comunicação Social, coronel Edvã Oliveira Sousa, dentre outras autoridades civis e militares.

 

A Cia de Patamo é responsável por desempenhar o Policiamento Especializado de Patrulhamento e Choque em todo o DF. Suas equipes são treinadas para agir em situações complexas e de alto risco, atuando em apoio às demais unidades da Polícia Militar.