Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Segurança Pública formou a 2º Turma do curso “Crime Prevention Through Environmental Design” ou “Prevenção do Crime Através do Desenho Urbano (CPTED/2024) em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Participaram da capacitação integrantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), policiais militares das áreas urbanas e rurais, integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e representantes do poder público de setores como Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação, Secretaria de Justiça, Polícia Penal e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Dessa vez, as atividades práticas do curso foram desenvolvidas em pontos sensíveis para a segurança no Guará. Os locais selecionados, três praças e um parque, apresentam vulnerabilidades físicas e sociais que podem criar oportunidades para comportamentos antissociais e criminosos, afastando os moradores e outros usuários legítimos desses espaços. A atividade contou com a parceria da Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do 4º BPM e do Batalhão de Policiamento Rural.  As intervenções realizadas por diferentes órgãos nesses locais, sob a articulação da Secretaria de Segurança Pública, certamente vão maximizar os resultados dos esforços que efetivo militar vêm empreendendo no Guará. “Os maiores beneficiados certamente são os membros de nossa comunidade” afirmou o Major Ferreira Alves, SubCmt do 4º BPM e instrutor do curso.

Já, segundo o Tenente-coronel Luis Carlos Bedendo, responsável pelas ações voltadas para a CPTED na Subsecretaria de Integração de Políticas em Segurança Pública/SSP, “a metologia  tem sido uma ferramenta muito importante para a materialização do programa DF Mais Seguro – Segurança integral”. Essa visão também é compartilhada por Moisés de Oliveira Junior, 1º Secretário do CONSEG Guará. Júnior salientou que um dos locais avaliados havia recebido uma reforma há poucos meses. Contudo, a falta de uma ação integral, envolvendo diferentes setores do governo e da sociedade, levou o espaço a se deteriorar novamente de forma muito rápida. Nesse aspecto, o Tenente-coronel Isângelo Senna, responsável pelo projeto de implantação da CPTED na PMDF, e instrutor do módulo prático do curso, pontuou que um dos principais benefícios trazidos por essa metodologia é justamente seu potencial de tornar operacionalizável a parceria decisória entre a comunidade, as forças de segurança e as demais instituições do poder público no Distrito Federal. 

Por fim, o TC Senna, que também é Mestre e doutor em Psicologia social pela Universidade de Brasília, destacou que o curso deixa como legado cinco laudos completos que irão orientar intervenções que trarão mais segurança real e percebida para qualquer comunidade em que for empregado conjuntamente.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança