Fotos: PMDF/CCS Paulo Jamir

O projeto Cidade da Segurança Pública (CSP) chega à quinta edição, em São Sebastião. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) vai lançou o projeto nesta quinta-feira (2), às 11h, na estrutura montada em frente à administração regional da cidade. 

No local serão oferecidos serviços à população, como emissão de carteira de identidade, até sábado (4), das 9h às 14h. Ações policiais irão ocorrer até domingo (5) por toda a região administrativa e proximidades.

O projeto integra o DF Mais Seguro, programa estruturante da segurança pública com ações previstas até o final de 2022.

A CSP em São Sebastião contará com a participação ativa e integrada das forças de segurança – polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran-DF) – e demais órgãos e instituições parceiras, como a Secretaria de Segurança do Estado de Goiás (SSP-GO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

Também participarão desta edição as secretarias de Administração Penitenciária (Seape), da Mulher (SM), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab), de Justiça (Sejus) e DF Legal; do Banco de Brasília (BRB), Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.

Escolha da região

As cidades são escolhidas com base em diversos critérios, entre eles a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais, perfil socioeconômico da região e mapeamento de desordens. Em São Sebastião algumas questões foram essenciais na escolha, entre elas a distância em relação ao centro da capital e, ainda, por conciliar áreas urbana e rural.

A identificação de desordens, realizada pela Unidade de Políticas Públicas (UPP), da SSP-DF, como mato alto e falta de iluminação, também são fatores determinantes para realização do projeto. Durante a realização da CSP, o administrador regional recebe o relatório com todas as desordens que podem impactar diretamente na sensação de segurança da população.

Para contribuir com a organização da cidade, a programação da CSP vai incluir a operação DF Livre de Carcaças. A ação contabiliza mais de 700 veículos abandonados retirados das ruas do DF desde que foi lançada, em fevereiro de 2020.

Quinto Mandamento

As ações de policiamento serão diárias e irão ocorrer até domingo (5), reforçadas por meio da Operação Quinto Mandamento. Sob coordenação da SSP-DF, a operação reúne integrantes das polícias Militar e Civil, Detran, Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Policiamento

O policiamento será reforçado pelo 21º Batalhão da PMDF, responsável pela área, e por tropas especializadas, como os batalhões de Policiamento com Cães (BPCães), de Aviação (Bavop), de Operações Especiais (Bope), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e Regimento de Polícia Montada (RPMon).

“Estamos na quinta edição da CSP e a participação da PMDF é muito importante. É mais  um esforço integrado que se soma aos esforços de outros da Segurança Pública do DF,  parceiros, secretarias e que levam à população da região administrativa a certeza de que o Governo do Distrito Federal está preocupado com as ações de prevenção e combate à criminalidade, além de oferecer outros serviços públicos essenciais, dentro do Programa DF Mais Seguro”, afirma o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos.

As ações de trânsito também serão intensificadas, com ação conjunta dos batalhões de trânsito da PMDF, Detran, DER, e PRF.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública