Fotos: SGT Marcos Lopes/CCS/PMDF

As forças de segurança do Governo Federal e das Secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e do Estado de Goiás encerraram a primeira Operação Anhanguera na região do entorno do Distrito Federal, nesta terça-feira (27), na sede do 10º Batalhão de Policia Militar do Distrito Federal, localizado na Ceilândia.

A ação conjunta teve a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema Prisional de Goiás e do Distrito Federal. Também contarão com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. As ações foram concentradas nas cidades que compõem o entorno oeste do DF.

Em discurso, o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Delegado Júlio Danilo, destacou a importância de reforçar a segurança no entorno do Distrito Federal: “A Operação Anhanguera é a primeira de várias ações que serão desencadeadas na região. As articulações para execução de novas estratégias no entorno acontecem desde 2020 entre os governos de Goiás e do Distrito Federal. Além do trabalho conjunto, outras medidas continuam sendo estudadas para intensificar ainda mais o combate aos crimes violentos em toda região”, completou o secretário.

O Coronel Hércules, Comandante-Geral em exercício da PMDF, agradeceu os esforços do Governo do DF e ao Governo do Estado de Goiás que junto trabalharam para realização da Operação Anhanguera, destacando o trabalho dos secretários de ambos estados no intuito de integrar as forças policiais no combate à criminalidade na região.

A solenidade de encerramento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Delegado Júlio Danilo, o Secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, do Comandante-Geral em exercício da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Hércules, do Diretor Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Delegado Robson Cândido, do Diretor Geral da Polícia Civil de Goiás, Delegado Alexandre Pinto Lourenço, do Secretário da Administração Penitenciária do Distrito Federal, Geraldo Luiz Nugoli Costa, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Bonfim, dentre outras autoridades civis e militares.

Balanço da Operação

A atuação integrada dos órgãos de Segurança Pública do Distrito Federal e do estado do Goiás concentrou esforços durante quatro dias de operação, e mobilizou 550 servidores, os quais fizeram 3.462 abordagens em pessoas, veículos, estabelecimentos, casas noturnas e bares.

Os resultados foram excelentes, confira:

87 Autos de Infração

44 Autos de Infração de Trânsito

Apreensão de 3 revólveres, além de drogas

11 pessoas presas em flagrante

11 pessoas presas por ordem judicial

13 Termos Circunstanciados de Ocorrência Lavrados.