A Seção de Infraestrutura de Redes da Diretoria de Telemática (DITEL) é a Equipe Destaque da semana. A ideia é enfatizar o excelente e fundamental trabalho realizado por esses policiais militares e funcionários civis que compõem o quadro de manutenção da infraestrutura de tecnologia da Corporação.

A Seção de Infraestrutura de Redes é responsável pela manutenção de toda infraestrutura de telecomunicações da PMDF e, também, da estrutura de Data Center. A Corporação possui uma rede metropolitana que serve a todas às Unidades de Polícia Militar (UPM) e é interligada à rede do Governo do Distrito Federal, GDFNET. Essa rede, além de levar internet para todas as UPMs, sustenta as comunicações via rádio operacional, chamado Rede Tetra de radiocomunicação.

A Rede Metropolitana é constituída de links de fibra ótica e enlaces de rádio, que são antenas que propagam sinais pelo ar. Hoje são 44 torres espalhadas pelo território do Distrito Federal, inclusive atende também áreas rurais. Segundo o Chefe da Ditel, Coronel Adão, “para manter a rede funcionando é necessário equipes trabalhando diuturnamente, em regime de plantão”. Das 44 torres, existem 25 sites que são estações rádio base ou repetidoras da Rede Tetra, que é a rede de conversação via rádio que a tropa utiliza no serviço policial nas ruas.

DITEL 4

A Rede Tetra é uma tecnologia digital, onde a comunicação é criptografada, além de ser uma tecnologia que garante a qualidade e clareza da comunicação. Hoje o território do Distrito Federal é coberto cerca de 90% por essa rede. Se uma torre parar de funcionar, outra torre assume e supre a cobertura até o problema ser corrigido, “então é bem difícil ter uma interrupção no sistema”.

A Rede Tetra da PMDF atende alguns órgão do GDF como Casa Militar, a equipe que faz a segurança do governador, o Sistema Penitenciário e em breve o SAMU será atendido, podendo a utilização da rede Tetra ser compartilhada com outros órgãos de interesse da Segurança Pública.

A infraestrutura de redes da PMDF propicia, além das telecomunicações, o acesso aos sistemas Corporativos, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o sistema Gênesis da PMDF, os sistemas administrativos como Folha de Pagamentos, SGPOL. Sustenta também serviços de impressão, internet, Data Center (servidor que armazena dados, onde é feito o processamento dos sistemas).

DITEL 3

A Seção de Infraestrutura de Redes também é responsável pela manutenção do suprimento de energia elétrica que alimenta os sites de telecomunicações e datacenter. Os sites e o datacenter possuem no-break, alguns têm grupos geradores que são motores que fornecem energia quando há queda de fornecimento pela operadora. “É um trabalho muito importante nas operações também.” No último sábado, por exemplo, teve uma manifestação na Esplanada e na ocasião a Ditel esteve presentes com o posto de Comando Móvel (CMOVEL), com o link de internet, com a Plataforma de Observação Elevada (POE). Nesses veículos, a Ditel fornece internet e terminais de microcomputador com acesso ao sistema de CFTV da Secretaria de Segurança Pública, que permite o monitoramento de imagens de câmeras espalhadas pela cidade. Nestes veículos também é fornecido o apoio à rede de rádio, para que o policiamento local possa se comunicar com eficiência. O Coronel destaca que além da manifestação, ainda atenderam, paralelamente, o evento da Copa América. “Todo dia de jogo estamos lá com o equipamento em condições.”

DITEL 5

De acordo com o Coronel, os sistemas de telecomunicações são críticos, sendo necessário agilidade na resolução de panes, por exemplo quando uma estação base pára de funcionar. “É necessário correr para reestabelecer, porque a unidade não pode ficar sem acesso à internet”. Para um policial militar trabalhar hoje na seção de infraestrutura é necessário que conte com conhecimentos de redes de telecomunicações, engenharia de redes, radiocomunicação, redes de computadores, sistemas operacionais.
O capitão Pimental, chefe da seção, destaca que o trabalho dessa equipe da PMDF é fundamental por conta das comunicações. ‘O conjunto de tecnologia que disponibilizamos oferece um trabalho mais efetivo, conciso e célere que resulta otimização de recursos e novos níveis de produção.”

DITEL 2

O Sargento Fábio Costa, Chefe de uma das equipes da Infraestrutura, destaca que sente-se feliz pelo reconhecimento do trabalho que realizam “a área de tecnologia, principalmente, a Rede Tetra já está em todo DF, nos dando condições de atuar com infraestrutura técnica e lógica, capaz de monitorar todas as câmeras da Secretaria de Segurança Pública, oferecendo ao policial que está nas ruas um serviço de apoio de qualidade e excelência”.