A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou na última quarta-feira (14), a formatura dos alunos do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
A solenidade ocorreu na Escola classe 20, situada na Ceilândia Sul e contou com a presença de várias autoridades, personalidades, professores e familiares. Ao todo 85 alunos formandos receberam certificados de conclusão.
No curso as crianças foram orientadas a identificarem situações de risco, saber lidar com a pressão dos colegas e com situações de tensão, desenvolver habilidades de comunicação assertiva e prevenção quanto à prática do bullying, entre outros ensinamentos.
Proerd é um programa executado em parceria com as escolas, no qual os policiais militares capacitados tecnicamente ensinam as crianças como resistir às drogas, resistir à pressão de grupos, controlar a tensão, dar maior valor à família, não cometer bullying, relatar/denunciar de maneira segura o bullying, ser um bom cidadão e ter acesso a rede de ajuda.
A Escola Classe 20 de Ceilândia Sul é referência em Educação Inclusiva para alunos com deficiência audiovisual no Distrito Federal e a coordenação do Proerd foi presenteada com uma cópia da cartilha do currículo de 5º ano em braile, preparada pela equipe da sala de recursos da escola, o que possibilitou que dois alunos com deficiência visual pudessem participar ativamente das aulas.
O Subtenente Roberto Alexandre, instrutor deste curso, que atua desde de 2014 na formação de alunos, cita que “o PROERD tem o poder de trazer a comunidade da polícia com uma linguagem que transmite confiança e paz, com uma resposta muito positiva”.
Durante o evento, um desses alunos é músico, filho de policial militar e realizou uma pequena apresentação durante a formatura que abrilhantou a solenidade.