O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu nesta quinta-feira (2), recebeu a visita de membros do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).
Participaram do encontro o comandante-geral da PMDF , coronel Klepter Rosa, o chefe do Estado Maior,coronel Bilmar Angelis, o comandante do Batalhão de Operações Especiais, coronel Carlos Eduardo Melo, o chefe do Centro de comunicação social da PMDF, coronel Leonardo da Silva Fernandes, o Conselheiro do Conselho Nacional da Justiça, João Paulo Schoucair, o Chefe de gabinete do Conselheiro do Conselho Nacional da Justiça, Orman Ribeiro dos Santos Filho, a assessora do Conselheiro do Conselho Nacional da Justiça, Carolina de Melo Nogueira Vogel, o chefe de gabinete da Procuradoria –Geral de Justiça do MPDFT, Nísio Edmundo Tostes Ribeiro Filho e o Especialista em Regulação de Aviação Civil da Agência Nacional de Aviação Civil, Arthur Gomes Castro.
O Grupo de Trabalho (GT) “Polícia Cidadã – Redução da Letalidade Policial”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visitou a unidade militar para obter subsídios com fins de elaboração de relatório com sugestões e propostas para redução dos índices de letalidade em operações policial e ações para o aprimoramento da atuação policial.
Na oportunidade o comandante do BOPE, coronel Carlos Melo, apresentou o trabalho que é realizado pelo Batalhão de Operações Especiais. Durante a apresentação foi explanado as estratégias do serviço policial e os níveis de atuação da corporação em todo o Distrito Federal, e também os cursos de especialização oferecidos pela unidade.
Durante a vista, o coronel Melo, enfatizou a importância do Debriefing pós-evento com os policiais militares para análise das ocorrências atendidas, com intuito de acertar sempre no gerenciamento de qualquer crise possível no cenário do Distrito Federal.
O chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPDFT, Nísio Edmundo Tostes Ribeiro Filho, Parabenizou e elogiou o trabalho da unidade explicando os membros do CNJ que o BOPE é a última resposta em momento de crise e afirmou que os policiais integrantes dessa unidade são extremamente disciplinados.
O BOPE é hoje um dos mais modernos e avançados grupos de Operações Especiais do país, focando a sua atuação em situações de alto risco, como resgate de reféns, combate ao terrorismo e operações anti e contra-bombas. O Batalhão está pronto para agir em qualquer situação de alto risco em todo o Distrito Federal. Suas principais atribuições são Resgate de Reféns, Combate ao Terrorismo,Combate ao Narcotráfico, Combate Urbano e Rural, Gerenciamento de Crises, Desarmamento de Explosivos, Intervenções de Alto Risco, Proteção de Autoridades,Operações Helitransportadas.
Os visitantes assistiram demonstrações das sub-unidades do Batalhão como Esquadrão de Bombas, Grupo de Negociação Policial, Grupo de Intervenção, armamento e veículos operacionais. Ao final da visita, o chefe do Estado Maior,coronel Bilmar Angelis, entregou aos membros do CNJ o Plano Estratégico da instituição previsto para 2023 a2034, o portfólio de programas institucionais e uma Challenge Coin (moeda) da PMDF.