O Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) lançou no último dia 23 de fevereiro, mais uma edição da Revista Ciência e Polícia (RCP).

Desde a sua constituição, a RCP tem sido   um   espaço   de   reflexão   sobre   aspectos teóricos relacionados às Ciências Policiais e suas áreas de intersecção, como Sociologia, Direito, Antropologia, Administração, Psicologia, Ciência Policial, dentre outros. Além disso, a RCP tem como objetivo difundir inovações em segurança pública, avaliação de práticas, procedimentos e processos de organizações do sistema de justiça criminal, além de promover discussões sobre atividades operacionais dessas organizações.

 

Lei na íntegra a apresentação da RCP feita pelo Tenente-Coronel Welington dos S. Cerqueira, editor-chefe.

 

Na presente edição da Revista Ciência & Polícia, o leitor encontrará artigos científicos oriundos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (2020/2021), realizado na Polícia Militar do Distrito Federal. São artigos que permeiam questões fundamentais e que, de alguma forma, carecem de um aprofundamento teórico e aplicado na Corporação.

O primeiro artigo trata sobre aspecto inerente à atividade de polícia ostensiva, inerente ao conceito legal de autoridade, que é a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).  A implementação do TCO na Corporação tende a confrontar-se com a percepção geral, existente entre os seus integrantes, acerca das atribuições da polícia ostensiva. O autor busca em teoria organizacional amparar seus argumentos de maneira clara e precisa.

No segundo artigo, o autor estuda as especificações técnicas de viaturas adequadas para o serviço de policiamento tático prestado por integrantes da Corporação, o que pode repercutir na redução do número de acidentes de trânsito ocorridos durante o serviço. Partindo da concepção de que há limitações operacionais inerentes aos veículos, o autor busca compreendê-las o que pode resultar no incremento da segurança dos policiais militares de serviço.

O terceiro artigo, partindo de um diagnóstico feito em unidades de trânsito, revela a importância da motivação em âmbito institucional e que, após análise feita, sugere-se que não está necessariamente ligada a questões remuneratórias. O autor realiza estudo acerca elementos intrínsecos e extrínsecos que motivam o policial militar no exercício de suas   atribuições, perpassando de maneira elucidativa e aplicada elementos próprios dos militares e qual seria o grau que repercutem na motivação dos integrantes da Corporação.

Já no último artigo, o autor procura estudar a relação do número de Inquéritos Policiais Militares no âmbito da Corporação com o aumento da competência da Justiça Castrense estabelecida pela Lei n. 13.491/2017. Os achados do estudo do autor têm o potencial de contribuir na capacitação dos policiais militares, mas também revelar efeito pedagógico no sentido de conscientizar os policiais militares para evitar a prática de delitos.

Espera-se que os artigos que ora são publicados nesta Revista contribuam para o fortalecimento e aperfeiçoamento de práticas institucionais em organizações policiais militares, mas que também possam subsidiar a realização de outras pesquisas e a consolidação das Ciências Policiais.

Boa leitura!

Acesse aqui a RCP.