Em 2016, resgatando o “Curso de Tiro de Combate” que ocorria na PMDF até a década de 90, o BOPE da PMDF iniciou a multiplicação de uma nova Doutrina de Tiro de Combate e Sobrevivência Policial.
Desse trabalho de anos, surgiu o Método RCS – Realismo em Combate Simulado – que busca o desenvolvimento da capacidade operacional do policial no emprego da arma de fogo a partir de treinamentos, exercícios e instruções voltadas para a realidade de possíveis confrontos armados.
Um ponto importante da Doutrina é o foco não apenas no serviço ostensivo, mas também nos momentos de folga de nossos policiais. Segundo as estatísticas, a maior parte da vitimização policial ocorre fora de serviço, e esses números são ainda mais claros no DF.
Recentemente, o BOPE coordenou mais um curso nessa temática, formando 23 novos multiplicadores de todo o país, no Curso Avançado de Tiro de Combate e Sobrevivência Policial, realizado em parceria entre a PMDF e a Força Nacional, com representantes de 10 estados brasileiros.
O Curso foi coordenado pelos seguintes policiais do BOPE:
Cap Rogerio Nogueira – Coordenador
1o Sgt M. Jonas – Instrutor
3o Sgt Paulinely – Instrutor
Cb P. Fernandes – Instrutor
Cb Serpa – Instrutor
Cb Eltern – Instrutor
Segundo o coordenador, Capitão Rogério, “ao longo dos últimos 6 anos, já ministramos instruções para distintas instituições brasileiras e até mesmo para policiais e militares de outros países, além, obviamente, do próprio público interno na PMDF. É comum recebermos relatos de policiais que, pouco depois de nossos treinamentos, acabaram se envolvendo em confrontos e, graças ao que aprenderam ou praticaram em nossas instruções, obtiveram êxito na proteção de suas vidas, de suas famílias e de seus companheiros de serviço. Isso tudo é muito gratificante e mostra a importância do projeto.”
O melhor preparo de nossos Policiais Militares em técnicas de Tiro de Combate e Sobrevivência Policial, segundo o Oficial, resulta em maior segurança ao Policial e um melhor serviço prestado à comunidade do Distrito Federal.
Por Capitão Rogério Nogueira