É com muito pesar que a Polícia Militar do Distrito Federal recebe a notícia do falecimento do Excelentíssimo Senhor Ministro do Meio Ambiente da República Dominicana, Orlando Jorge Mera, nesta segunda-feira (6).
Segundo o porta-voz da presidência da República Dominicana, Homero Figuerosa, “as informações que tratamos até agora indicam que o ministro do Meio Ambiente perdeu a vida esta manhã quando foi agredido por uma pessoa, em seu escritório com uma arma de fogo”.
O porta-voz acrescenta que um amigo pessoal foi quem atirou no Ministro Orlando. “O responsável está sob a custódia da Polícia Nacional e do Ministério Público daquele país. Os motivos do incidente estão sob investigação. Continuaremos a compartilhar mais informações no devido tempo”, afirmou.
O Senado dominicano suspendeu todas as atividades para esta terça-feira (7).
Advogado e político, Jorge Mera, de 55 anos, vinha de uma família de políticos. Ele era filho do ex-presidente dominicano Salvador Jorge Blanco (1982-1986) e irmão da vice-ministra de governo Dilia Leticia. Ele era casado com a embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia Villegas, e deixou dois filhos, um deles Deputado do Partido Revolucionário Moderno, do qual o ministro era fundador.
O ministro também foi responsável pela iniciativa do acordo de cooperação técnica entre Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Nacional da República Dominicana que visa a reestruturação da força de segurança pública do país. À frente do Ministério do Meio Ambiente, atuou fortemente na defesa dos bens ambientais e da sociedade dominicana, sendo conhecido como um patriota defensor daquela nação.
Neste momento de perda para toda a sociedade, a PMDF lamenta profundamente o ocorrido e presta sua solidariedade e sinceras condolências aos familiares e amigos do excelentíssimo ministro que perdeu a vida em seu gabinete.