Uma operação integrada entre o Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e o Batalhão Rural da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resultou na apreensão de aproximadamente três toneladas de agrotóxicos de origem chinesa, com indícios de contrabando, na manhã desta terça-feira (11).
A ação teve início após informações de inteligência apontarem o transporte irregular da carga. No município de Acreúna (GO), equipes do Batalhão Rural da PMGO interceptaram uma van que transportava grande quantidade de agrotóxicos com suspeita de entrada ilegal no país.
No desdobramento da ocorrência, o Batalhão Rural da PMDF foi acionado e localizou, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), o depósito onde o restante do material estava armazenado. No local, também foram encontrados quatro galões de fertilizantes sem licenciamento e sem identificação adequada.
O responsável pelo galpão não apresentou nota fiscal dos produtos nem autorização para comercialização. Diante das irregularidades, todo o material foi apreendido e encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia, onde passará por perícia técnica e demais procedimentos legais.
Foram detidos o transportador da carga, em Goiás, e o responsável pelo depósito no Distrito Federal. A operação reforça a atuação integrada das forças de segurança no combate ao contrabando e à comercialização ilegal de produtos que podem representar riscos à saúde pública, ao meio ambiente e à economia formal.

Fonte: PMDF
