Na manhã deste domingo, 1º de setembro de 2024, a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, realizou uma operação de combate ao tráfico de animais da fauna silvestre e a outros crimes ambientais na região administrativa do Gama. A ação resultou na apreensão de cinco aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro em uma residência.

Durante a operação, que contou com o patrulhamento intensificado na área, os policiais avistaram as aves engaioladas na varanda de uma casa. A responsável pela residência admitiu não possuir registro de passeriformes para a criação dos animais e revelou que utilizava um Canário-belga, junto com alimentação, como chamariz para capturar as aves por meio de um alçapão.

No local, foram apreendidas um Coleirinho (Sporophila caerulescens) e quatro exemplares de Baiano (Sporophila nigricollis), totalizando cinco aves. Também foram confiscados um alçapão para captura de aves e cinco gaiolas.

Diante das infrações ambientais constatadas, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela PMDF em desfavor da responsável pela residência. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, onde passarão por reabilitação antes de serem reintegradas ao ambiente natural.

A operação reflete o comprometimento da Polícia Militar do Distrito Federal na preservação da fauna silvestre e no combate aos crimes ambientais, garantindo a proteção dos animais e o cumprimento das leis ambientais.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF: MUITO MAIS QUE SEGURANÇA