Na tarde desta quarta-feira (18), a Polícia Militar Ambiental, por meio do Grupamento de Operações no Cerrado do Batalhão Ambiental, foi acionada para verificar uma possível ocorrência de crime ambiental de supressão de vegetação em Ceilândia. Embora a denúncia inicial não tenha sido confirmada, um som característico de uma perfuratriz nas proximidades chamou a atenção dos policiais militares.
No local, constatou-se a existência de uma sonda roto percussiva montada sobre um caminhão, utilizada para perfuração de solo com o objetivo de captar água subterrânea. Ao serem questionados sobre a licença ou autorização ambiental necessária para a execução do poço, os responsáveis informaram não possuir os documentos exigidos.
Diante da irregularidade, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o autor no local e um termo de fiel depositário para o equipamento. Entre os objetos apreendidos estavam uma sonda perfuratriz roto percussiva montada sobre o chassi de um caminhão Volkswagen, 75 metros de haste metálica para perfuração e um gerador de energia a combustão.
A ação foi fundamentada nos artigos 25 e 60 da Lei de Crimes Ambientais (LCA), em conformidade com a Instrução Normativa nº 11 do IBAMA.
Fonte: PMDF