Fotos: Paulo Jamir/ CCS/PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Departamento de Educação e Cultura e da Escola de Formação de Praças realizou, nesta terça-feira (24), a solenidade de conclusão do curso de Formação de Praças (CFP VII) no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha).
O evento representa o encerramento de uma importante etapa, que é a formação profissional do soldado Policial Militar, estando agora, cada um destes guerreiros, prontos para servirem com plenitude à sociedade do Distrito Federal, promovendo a segurança pública, sempre em defesa da dignidade humana e cidadania.
Na ocasião foi exibida a apresentação do vídeo alusivo ao 7º curso de Formação de Praças mostrando um pouco da rotina vivida pelos 491 alunos da turma “Orgulho de ser Policial Militar” ao longo dos últimos 8 meses no telão do estádio. Em seguida, os formandos entraram no gramado coberto por um tablado, tomando lugar no dispositivo e emocionando os presentes. Antes deles, tomaram lugar no dispositivo os policiais militares da equipe de coordenação da Escola de Formação de Praças.
O curso teve início em 28 de dezembro de 2020 e cumpriu um planejamento que englobou conhecimentos específicos da atividade policial militar com diversas disciplinas. Os discentes também tiveram prática operacional em radiopatrulhamento e policiamento ostensivo geral, assimilando, ainda em curso, a rotina de trabalho na carreira. O comando da escola ficou a cargo do Major Rodrigo Silva Abadio.
Durante a solenidade os três primeiros colocados do Curso foram homenageados e receberam certificados com destaque para o soldado Sebastião Mendes da Costa, primeiro colocado do Curso. Ele ainda recebeu das mãos do Governador Ibaneis Rocha a medalha Duque de Caxias – mérito intelectual. A medalha é uma condecoração concedida por ato do Comandante-Geral ao policial militar primeiro colocado nos cursos de formação e aperfeiçoamento da carreira. É um símbolo de reconhecimento da dedicação e esforço envidados pelo aluno durante o período de sua formação profissional. Os soldados Eduardo Chaves de Lima e Gustavo Yoshimitsu Kuba ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O Soldado Mendes falou com entusiasmo por ter sido o primeiro colocado do CFP VII. “Meu sentimento é de missão cumprida após todo esse esforço despendido ao longo desses oito meses. Não só meu, mas também da família que acaba por fazer o curso junto com os alunos. Nós ficamos muito ausentes do convívio familiar para nos dedicarmos ao curso.Não foi fácil, tem que ter perfil e querer ser policial. Foi bastante difícil, mas é um sonho realizado, sempre quis ingressar na Polícia Militar.”
Ele falou também sobre suas expectativas com a carreira policial. “As expectativas são as melhores possíveis. A rotina policial, o serviço operacional, o convívio com a comunidade, esse sentimento de respeito e admiração por grande parte da população, tudo isso é muito prazeroso. Poder fazer algo pela comunidade, agir em favor daquele que não condições de se defender e se sentir útil para a comunidade é muito gratificante.” Finalizou o soldado.
O Comandante-Geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, iniciou sua fala destacando a importância de cada serviço do policial militar para os novos soldados que estão preparados para os cenários dispostos nas ruas do Distrito Federal. “A partir de hoje, tomarão como missão diária e ordinária. Cada serviço é um serviço. E, a cada serviço, um aprendizado. A formação é contínua. Respeitem o tempo e aprendam com os mais antigos. Confiem naqueles que “chegaram” primeiro. Espelhem-se naqueles que são exemplos. Modelem destes as suas condutas. Sejam também elementos de exemplo, dentro e fora do cotidiano do serviço policial militar. E lembre-se que “aqui é o nosso lugar”, de todos nós, estamos todos sobre o mesmo manto. A partir de agora, mais do que nunca, a conduta de um é a conduta de todos.”.
O Governador do Distrito Federal falou do desafio de formar novos policiais mesmo durante a pandemia do covid-19. “Em plena pandemia, em um momento muito difícil, nós mantivemos a Academia de Polícia Militar em pleno funcionamento. Tivemos a coragem de chamar todos, mesmo sabendo do risco que poderíamos estar colocando a cada uma e a cada um dos formandos que aqui estão, mas nós sabíamos da necessidade de formar mais uma turma de soldados aqui no Distrito Federal.” E continuou: “Vocês estão mais do que parabéns. Vocês conseguiram concluir um curso em plena pandemia, com todas as dificuldades, mas com muita esperança.”
O evento contou com a presença do comandante-geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, do Subcomandante-geral da PMDF, Coronel Hercules Freitas, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura da PMDF, Coronel Rodrigo Moreira de Souza, do Comandante da Escola de Formação de Praças, Major Rodrigo Silva Abadio, do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, da ministra-chefe da Secretaria de Governo do Palácio do Planalto, Flávia Arruda, do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do vice-governador, Paco Brito, do Secretário de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza Ferreira, do Deputado Distrital, Subtenente João Hermeto de Oliveira Neto, dos oficiais e praças da PMDF, além dos familiares dos formandos.
Devido aos protocolos de distanciamento e segurança para prevenção do Covid-19, a solenidade de formatura foi transmitida ao vivo através de redes sociais contando com número reduzido de convidados e autoridades, bem como sendo adotadas medidas de segurança, medição de temperatura, uso de máscara e álcool gel.
Veja mais fotos do evento: