A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encerrou nesta quarta-feira (14) a quinta edição do Curso Técnico Explosivista Policial Nível Misto 2022 ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
A cerimônia foi realizada no pátio de formaturas do Colégio Militar Tiradentes, no Setor Policial Sul. Do total dos 18 formandos, seis são da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Militar de São Paulo, Polícia Militar do Rio do Sul e da Polícia Militar de Alagoas.
Essa edição do curso contou com cronograma de treinamento dos policiais que irão atuar no Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do Distrito Federal, que é o setor especializado do Bope, responsável por desenvolver atividades pré-incidentes, de contramedidas e pós-incidentes, que visam garantir a segurança e a integridade da população em todo o Estado, quando ameaçada por bombas e explosivos.
De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Especiais, Tenente coronel Carlos Eduardo Melo.
O curso teve início no dia 8 de outubro deste ano, totalizando 547 horas aula, nas mais diversas áreas de atividade, tendo como destaques os trabalhos voltados para buscas e varreduras, desativação de artefatos explosivos industrializados e improvisados, técnicas de desativação manual, pós-explosão e primeira resposta a ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.
Durante o evento a cabo Thaís foi homenageada por ser a primeira mulher da corporação do Distrito Federal a forma-se no Curso Técnico Explosivista Policial. Os primeiros colocados do curso foram os cabos Romulo Reis, Pedro Henrique Paniago e soldado Danilo Ferraz em primeiro segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Participaram da solenidade de formatura o subcomandante-geral em exercício da PMDF, coronel Bilmar Angelis de Almeida, comandantes de unidades militares, autoridades civis e familiares dos formandos.