O senso de comprometimento dos policiais militares possibilitou segurança e tranquilidade à população do Distrito Federal na Semana da Pátria. Os policiais atenderam a convocação e cerca de quatro mil homens e mulheres reforçaram a proteção da Esplanada no Sete de Setembro. Nos outros dias, a PM empregou cerca de 500 militares diariamente.


De acordo com o chefe do Departamento de Operações, coronel Jorge Eduardo Naime, a maioria trabalhou na folga para não comprometer o policiamento nas regiões administrativas. “O efetivo cumpriu as metas e evitou confrontos com os manifestantes”, explicou. “Além da segurança das pessoas, a PM garantiu a integridade dos prédios públicos”.


Os policiais militares se comprometeram como nunca com o dever de transmitir a sensação de segurança. Quem compareceu à Esplanada pôde presenciar a tropa unida e empenhada em garantir a ordem na região.
O comandante-geral da PM, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, agradeceu os policiais militares do Distrito Federal pelo trabalho desenvolvido com afinco para garantir os direitos de cada pessoa de manifestar-se. “Especialmente neste 7 de setembro cada um mostrou a cara da PMDF, uma instituição de Estado que zela pela ordem jurídica, pelos direitos e garantias fundamentais e pela dignidade da pessoa humana”, ressaltou o comandante.


O secretário de segurança pública Júlio Danilo Souza Ferreira e o comandante-geral da PMDF estiveram a todo momento com a tropa empregada. Cada decisão deveria ser bem analisada com o objetivo de garantir o direito de liberdade de expressão com segurança a todos que estiveram na Esplanada e Torre de TV.
Por mais que a situação tenha exigido muito dos integrantes da corporação, o cansaço foi deixado de lado. Os policiais militares aguentaram horas em pé, sob sol forte e baixa umidade atmosférica.
O aparato policial contou com a orientação do serviço de inteligência para otimizar a utilização de mão-de-obra e de recursos físicos e tecnológicos.