A Polícia Militar do Distrito Federal mobiliza campanha “Seja o amigo secreto de alguém. Doe sangue”. A iniciativa acontece até o dia 31 dezembro e visa sensibilizar a população para a importância da doação regular.
A nova campanha traz o conceito de doar a alguém sem olhar a quem, incentivando a doação como gesto voluntário e altruísta a fim de garantir os estoques dos hemocentros do Distrito Federal para o final de ano.
O objetivo da ação, além de conscientizar sobre a importância da doação, é também mobilizar policiais militares de diversas unidades a se unirem em ação solidária para que doe sangue e ajude milhares de pessoas.
Normalmente, as doações de sangue costumam diminuir cerca de 10% em dezembro. As demandas transfusionais, no entanto, aumentam no período. Por isso, é fundamental o apoio da sociedade para manter o estoque de bolsas dentro da margem de segurança para atender qualquer eventualidade. “Neste Natal, a doação de sangue pode ser o presente de alguém. Venha encerrar 2021 com a solidariedade em dia”.
Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa, independente de parentesco. Pode ser pai, mãe, irmão, amigo ou até mesmo uma pessoa que você nunca viu na vida.
Para participar da campanha solidária, basta ligar no Hemocentro ou comparecer ao ponto de coleta mais próximo e agendar um melhor horário.
A Fundação Hemocentro tomará as devidas cautelas para que não haja aglomeração de pessoas nas dependências.
*Requisitos Básicos para Doação de Sangue*
Estar em boas condições de saúde
Apresentar documento oficial com foto
Ter entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal: maiores de 60 devem ter feito uma doação prévia).
Pesar acima de 50 kg.
Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos no dia da doação.
Estar bem hidratado, ingerir bastante líquido antes e após a doação.
Dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
Não ter realizado endoscopia/colonoscopia nos últimos seis meses.
Não ter colocado piercing, feito tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos seis meses.
No caso de infecções e uso de antibióticos, o candidato estará apto à doação duas semanas após o fim do tratamento e desaparecimento dos sintomas.
Contato com caso de paciente com COVID-19: inapto por 30 dias após completa recuperação.
Dengue: inapto por 30 dias.