Nesse domingo (29) , o Comando de Policiamento Especializado (CPEsp) da PMDF foi acionado para comandar uma operação Esplanada dos Ministérios. Com efetivos do Batalhão Rural, Batalhão Escolar, Batalhão Ambiental, 12° BPM (Judiciário), 19° BPM; Primeiro Comando de Policiamento Regional (1° CPR), Complexo Administrativo, BPChoque, ROTAM e GTOPs de toda a PMDF, formou-se um Batalhão Operacional para cumprir a missão.

Ao Comando do Major Rafael Branquinho, Comandante do Batalhão Rural, a operação transcorreu com tranquilidade, levando total sensação de segurança a todos que passavam pela área central da Capital dos Brasileiros, especialmente um número significativo de turistas que transitavam pela região.

A operação contou com o total apoio do nosso Comandante-Geral, Coronel Klepter, do Chefe do Departamento de Operações (DOp) da PMDF, Coronel Alcenor, bem como de equipes desse Departamento, de agências de inteligência, SSP-DF, CIOB, DiTel da PMDF, Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) entre outros órgãos.

Os Amigos Policiais Militares de diversas Unidades da PMDF se dedicaram com total empenho durante a execução do policiamento em operação realizada na Esplanada dos Ministérios em Brasília, tendo trabalhado incansavelmente em favor da segurança pública e paz da Capital dos Brasileiros. A missão específica deste policiamento era garantir a segurança e a ordem pública (…) o efetivo foi distribuído no terreno e a PMDF cumpriu sua missão.
A atuação profissional, abnegada e dedicada dos mais de 250 Policiais Militares escalados nesse dia foi fator de sucesso para os resultados positivos alcançados. A Polícia Militar do Distrito Federal e o Comando deste Batalhão Rural agradece a cada Policial Militar e os parabeniza pelo desempenho de suas funções.
Ao tempo em que agradecemos e parabenizamos a todos os Policiais Militares envolvidos na missão, fazemos votos de que cada um prossiga em suas carreiras com o mesmo entusiasmo e dedicação demonstrados e continuem a bem servir e proteger a comunidade, sempre sob a Proteção e as Bênçãos de Deus. Afirmou o Major Rafael Branquinho, Comandante da operação.

A missão foi finalizada sem alterações ou quaisquer movimentações suspeitas.