A solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Distrito Federal foi realizada na tarde desta terça-feira (19), no pátio de formatura da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB). O coronel Fábio Augusto Vieira assumiu o cargo de comandante-geral da corporação em substituição ao coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos.
O evento contou com a presença do vice-governador Paco Brito e membros do Governo, autoridades da PMDF, unidades coirmãs, entidades diplomáticas e parlamentares Distritais, Estaduais e Federais, além de autoridades civis e militares.
O major Davis Heberton de Sousa, comandante da tropa formada e subcomandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon), fez a apresentação da tropa e solicitou a autorização para dar continuidade a solenidade.
O tom de gratidão marcou os discursos tanto do ex-comandante quando do novo comandante da Polícia Militar. “Não tem emoção maior que fazer uma passagem de comando de maneira formal. Essa passagem é pra você Fábio Augusto, sua família e todos os policiais. Passo o comando para um amigo e um irmão de turma”, afirmou o coronel Vasconcelos.
Ainda durante seu discurso, o comandante substituído agradeceu a tropa pelos bons índices alcançados na segurança pública e comemorou as conquistas do seu comando nas áreas de ensino, saúde e obras.
O vice-governador ressaltou a dedicação do ex-comandante com a PMDF. “Ao longo do período do coronel Vasconcelos, pude observar seu amor pela tropa em meio uma crise de COVID. Ele manteve o foco na corporação e não poupou esforços para que os policiais tivessem condições de cumprir seu ofício”, elogiou Paco Brito.
O coronel Fábio Augusto recebeu dos alunos do Colégio Militar Tiradentes Luiz Gabriel de Almeida Abreu Vieira e Laura Vitória Idel Nascimento Sousa, filho e afilhada do comandante respectivamente, entregaram o bastão e a espada de comandante-geral.
Em seu primeiro discurso como comandante da PMDF, o coronel Fábio Augusto pediu palmas para a tropa formada e agradeceu a oportunidade de comandar a corporação. Destacou sua experiência comandando Batalhões de área e Comandos Regionais e revelou o segredo do sucesso na queda dos índices criminais. “O segredo da menor taxa de crimes violentos é a integração entre as forças de segurança”, afirmou o novo comandante após citar nomes de integrantes de corporações coirmãs que trabalharam em conjunto com o coronel.