Fotos: Paulo Jamir
A Polícia Militar do Distrito Federal, em ações coordenadas com a Secretaria de Segurança Pública e os órgãos das forças de segurança iniciaram, na tarde desta terça-feira (22), o programa Área de Segurança Prioritária (ASP). O lançamento ocorreu na Praça Central da Cidade Estrutural.
O projeto é uma iniciativa do Programa DF Mais Seguro do Governo do Distrito Federal, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública – SSP, coma finalidade de promover ações especiais integradas de segurança para o enfrentamento regionalizado à criminalidade e ações coordenadas de cidadania, oferta de serviços públicos e interação com a comunidade.
A definição do local foi feita com base em levantamento de informações e minuciosa análise criminal. Por três meses a Cidade Estrutural será o palco da Área de Segurança Prioritária e receberá ações integradas de prevenção à violência garantindo qualidade de vida à população.
Serão oferecidos diversos serviços à comunidade, tais como: confecção de carteira de identidade, credencial de estacionamentos para idosos, migração de carteira de trabalho física para digital, stands para orientações sobre seguro desemprego e outros benefícios, além da oferta de cursos e palestras.
Estiveram presentes o Comandante-geral, Coronel Vasconcelos, Ministro da Justiça, Anderson Torres, Presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, o Governador do Distrito Federal, Ibanes Rocha e a Primeira-Dama, Mayara Rocha, além do Secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, o deputado Hermeto, dentre outras autoridades civis e militares.
Todas as ações seguirão os protocolos a medidas preventivas à COVID-19 recomendadas pelos órgãos de saúde.
Operação ASP inicia com alta produtividade
Já na primeira busca, no início do lançamento da operação ASP, policiais militares e cães farejadores do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCÃES) apreenderam cerca de 240 gramas de maconha e dois rádios comunicadores numa área conhecida por intenso tráfico de drogas.
A equipe é composta pelo Sargento Pinho, Cabo Carolina, Cabo Maurício e o Soldado Uchoa e os cães Coca e Lince. “A K9 coca é muito minuciosa, um trabalho que levaria uma tarde toda para ser realizado sem os cães, com eles, o rendimento é muito mais veloz e produtivo,” destaca a cabo Carolina.