A Polícia Militar está nas ruas diuturnamente e por conta disso, frequentemente é a primeira a responder às emergências, independente da natureza. Diante dessa realidade, o comando do 5º Batalhão promoveu um treinamento em salvamento aquático com o objetivo de capacitar os policiais a agirem quando se depararem com este tipo de ocorrência.

As atividades começaram no 14 no complexo aquático do Centro Poliesportivo Ayrton Senna e seguiram até o dia 16 com treinamento também no Lago Paranoá.

A relevância da iniciativa se dá pela área de atuação do 5º BPM. Além da segurança no Lago Sul e policiamento nas embaixadas, a unidade atua em áreas que ficam as margens do Lago Paranoá. Essa situação reforça a necessidade de os policiais possuírem conhecimentos em salvamento aquático, tanto para prevenção de acidentes quanto para atuarem em casos de afogamentos.

Segundo o Major Rafael Delatorres, comandante do 5º Batalhão, “a ideia do treinamento é habilitar os policiais no salvamento aquático com foco na prevenção de acidentes e no resgate de vítimas de afogamento. Sempre atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para agilizar o resgate e aumentar a chance de salvar vidas. Trabalhamos com a prevenção que é mais importante, mas se for preciso, nossos policiais estarão habilitados para realizar o salvamento.”