A Força Nacional de Segurança Pública realizou a Solenidade de Entrega de Medalhas Mérito da Força Nacional – Soldado Luiz Pedro de Souza Gomes na manhã desta terça-feira (29), no Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE), localizado no Gama. Policiais militares do Distrito Federal foram agraciados na solenidade, entre eles o Comandante-Geral, Coronel Fábio Augusto Vieira.

A Medalha Mérito da Força Nacional possui 03 graus, a medalha do grau Pacto Federativa é concedida ao profissional que tenha servido por um período mínimo de dois anos na Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP), ininterruptos ou intercalados; a do grau Distinção Federativa, aos profissionais que no exercício da atividade operacional ou em razão da função, tenham praticado ato de coragem ou de alto valor, não configurado como bravura, ou tenha prestado notáveis e excepcionais contribuições à Força Nacional, respectivamente; e por fim a medalha no grau Honra Federativa, que é concedida ao profissional que tenha sofrido ferimento de natureza grave ou que tenha se destacado pela bravura em ação, enquanto pertencente à Força Nacional de Segurança Pública. Esta é a 18ª edição da solenidade.


Ao todo, foram 317 agraciados, entre eles o Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, CEL QOPM Fábio Augusto Vieira, Chefe do Estado Maior, CEL QOPM Bilmar Angelis de Almeida Ferreira e o Chefe do Centro de Inteligência, CEL QOPM Reginaldo de Souza Leitão.


O nome da medalha é uma homenagem ao policial militar sul-mato-grossense Luiz Pedro de Souza Gomes, que morreu em serviço no dia 14 de novembro de 2013. Na ocasião, o militar e outros mobilizados participavam, em Rondônia, do resgate de um efetivo que estava cercado em uma emboscada.
A Força Nacional de Segurança Pública é um Programa de Cooperação Federativa, instituído pelo Decreto nº 5.289, de 29 de novembro de 2004, com o objetivo de reunir profissionais de segurança pública dos Estados e do Distrito Federal para atuar, sob coordenação do governo federal, na preservação da ordem pública e na proteção das pessoas e do patrimônio nos Estados ou no Distrito Federal, sempre que haja a necessidade de apoio da União às estruturas locais de segurança.