A Polícia Militar do Distrito Federal possui em seu quadro um considerável número de atletas que se destacam em várias modalidades esportivas. Mas no meio deste grupo temos os “superatletas” que são capazes de ultrapassar limites que até mesmo atletas bem preparados não conseguem alcançar. O cabo Robertson do Batalhão de Operações Especiais é um deles. Ele venceu o UCE 515 – Ultra Cerrado Endurance que ocorreu em Brasília nos últimos dias 16 a 18 de julho.

A competição é dividida em três dias com provas de 10km de natação, 421 km de ciclismo e 84 km de corrida. Além do excepcional preparo físico, o competidor precisa de um grande condicionamento psicológico para suportar as condições extremas que levam o atleta aos limites do corpo e da mente.

Para atingir um nível tão alto, Robertson segue uma rotina rigorosa de preparação. “Acordo todos os dias 5h da manhã e faço a maior parte dos treinos, aproveito para ir trabalhar de bike (de Planaltina até no Bope) e já faço dois treinos, ida e volta. Na folga treino natação e as corridas. E os treinos mais longos ficam para o fim de semana. No total dedico entre 15 e 24 horas por semana para os treinos, São cerca de 12km de natação, 400km de bike e 60km de corrida. O mais difícil é conciliar essa rotina com o trabalho e com a família.” Disse Robertson.

O policial também destacou que a rotina de treinamentos no Batalhão de Operações Especiais auxilia na preparação para as competições. “No Bope todos precisam treinar para manter boa condição física para o cumprimento das missões. Isso ajuda muito na minha preparação.” Ressaltou.

Robertson venceu o UCE 515 com o tempo total de 23 horas, 44 minutos e 50 segundo. Quase quatro na frente do segundo colocado.