É muito comum ouvir a frase “policial é policial 24h”. Isso significa que o policial, mesmo de folga, não se exime de cumprir a missão de servir a sociedade.
Essa afirmação foi mais uma vez confirmada no último dia 17 de julho quando uma mulher sofreu um acidente no Parque Nacional da Chapada. Ela fazia uma trilha com amigos quando pulou de uma pedra e lesionou o tornozelo não conseguindo mais se locomover.
O cadete de Polícia Militar do Distrito Federal, Italo Higor Souza, estava de folga com a namorada fazendo a mesma trilha quando se deparou com a mulher chorando e falando que não conseguia andar.
O policial tranquilizou a vítima e tentou contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Goiás, contudo, a equipe mais próxima estava a mais de 180 km do local do acidente.
Italo resolveu pedir auxílio para a Polícia Militar do Estado do Goiás. Como o local era de difícil acesso, e não era possível chegar com nenhum veículo, os policiais chegaram a pé.
O deslocamento da vítima até a entrada do Parque teve que ser feito por meio de técnicas de transporte de feridos. Durante os cerca de 5km, Italo revezou com os dois policiais da PMGO até receberam apoio de uma equipe do ICMBio. Foram cerca de 4h30 até a chegada na entrada no Parque onde a vítima recebeu atendimento do Samu.
A mulher foi levada ao Hospital mais próximo e depois encaminhada para atendimento no Distrito Federal.