O 1º sargento da reserva remunerada Júlio Brito foi homenageado na tarde desta sexta-feira (18) na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope) pelo ingresso à reserva. A cerimônia emocionou todos os integrantes da Unidade que marcaram presença na solenidade.
O SGT Júlio Brito ingressou na PMDF em 1992 e no ano seguinte ingressou na Companhia de Polícia de Choque.
O policial sempre procurou especializar-se durante sua carreira na corporação. Em 97 realizou o Curso de Operações Especiais em Luziânia (GO) e se especializou como explosivista dois anos depois em Belém (PA). Em 2004 participou da Força Nacional e fez um estágio em Patrulhamento em Áreas de Alto Risco com o Bope/PMRJ. Realizou o curso de Operações Táticas da PF em 2006 e o Paraquedismo Operacional em 2007.
Ainda na Polícia Federal fez o curso de Atiradores de Precisão, tornando-se um atirador profissional do Bope até o ingresso na reserva remunerada.
Bastante emocionado, o recém-ingresso para a reserva revelou que terá saudades do Bope. “Aqui é minha segunda casa e tenho irmãos aqui. Tenho imensa gratidão a cada um que esteve comigo, isso foi minha vida. Pra mim é difícil, mas sei que é a hora de me despedir”, afirmou o sargento que concluiu. “A maior gratidão de um guerreiro é olhar pra trás e ver que tive amigos.”
O comandante em exercício do Bope, major Lúcio Flávio Teixeira Júnior, agradeceu os serviços prestados pelo 1º SGT Júlio Brito e sua participação na construção do Bope na leitura da referência elogiosa.
“O Batalhão de Operações Especiais, em nome da Polícia Militar do Distrito Federal, agradece sua participação, que brilhantemente contribuiu para o bom desempenho desta Unidade Militar, bem como para elevar seu nome junto à sociedade do Distrito Federal, do Brasil e do mundo. Participação esta, vivida desde a época daquele jovem cheio de dúvidas e incertezas no início de carreira, até os dias atuais, onde a reserva o transporta para uma nova experiência de vida, deixando-nos uma lacuna difícil de ser preenchida, mas a certeza de que a missão foi cumprida.”